Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Controle Social (Eixos 4, 8 e 9) - Conselho Nacional do Ministério Público

Eixos


Capacitação para o controle social (eixo 4):
Cursos:
 
Manuais, cartilhas e tutoriais:
 
Ferramentas de controle social:
 
  • Gastos públicos:
Operação Serenata de Amor - fiscaliza as contas da Cota para Exerício de Atividade Parlamentar dos Deputados Federais
 
  • Recursos transferidos:
 
  • Situação cadastral, regularidade fiscal e idoneidade de empresas:
 
  • Fiscalização de obras:
 
Ampliação da democratização do Ministério Público (eixo 8):
Audiências Públicas (regulamentadas pela Res. CNMP n.  82/2012 - proposta de alteração em andamento):
Povos ciganos Diurno  Vespertino (30/07/2015)
Reforma da Política de Drogas (17/11/2016)
Biomas:
Participação no Planejamento Estratégico do CNMP (regulamentadas pela Res. CNMP n. 147/2016
 
 
Segurança dos membros, servidores, profissionais e ativistas com atuação na área de combate à corrupção e transparência (eixo 9):

Lei n. 9.807, de 13 de julho de 1999 - -  Estabelece normas para a organização e a manutenção de programas especiais de proteção a vítimas e a testemunhas ameaçadas, institui o Programa Federal de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas (PROVITA) e dispõe sobre a proteção de acusados ou condenados que tenham voluntariamente prestado efetiva colaboração à investigação policial e ao processo criminal.

Recomendação CNMP n. 20, de 26 de junho de 2012: "Os membros do Ministério Público brasileiro, observadas as disposições constitucionais e legais, deverão atuar de forma célere, rigorosa e preferencial na apuração dos crimes que dolosamente atentem contra a vida de jornalistas e assemelhados, relacionados ao exercício de sua profissão, por configurarem expressa violação ao direito fundamental à liberdade de expressão, sem prejuízo das demais preferências de caráter legal.

"Violações à liberdade de expressão" (Artigo19) - portal que reúne uma vasta gama de informações sobre violações cometidas contra a liberdade de expressão de defensores de direitos humanos e comunicadores de todo o Brasil. O relatório referente às ocorrências de 2014 está disponível aqui.

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo