Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarao limitados. Palestrantes - Conselho Nacional do Ministério Público

CONFERENCISTAS

Achiles Siquara

Procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público.

Adilson Gurgel

Advogado e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público.

Afrânio José Fonseca Nardy

Juiz de Direito na Comarca de Itabira (MG).

Almino Afonso

Advogado e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público.

Ana Carolina Lemos Chaer

Mestre em Administração de Empresas pela NOVA Southeastern University da Flórida.

Atuou como diretora de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça, sendo responsável pela implantação da gestão estratégica no Poder Judiciário. Possui mais de 10 anos de experiência em administração de empresas no mercado nacional e internacional, atuando como assessora da Presidência da Telefônica Mídia e diretora de Projetos do The Mony Group em Miami.

André Costa Soares

Mestre em Operações Militares, Tenente Coronel do Exército Brasileiro, especialista em Inteligência de Estado e Inteligência Operacional. Ministra cursos e treinamentos em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública. Desenvolve aperfeiçoamentos para a atividade de Inteligência, aplicados à cientificidade da produção do conhecimento, e ao emprego operacional.

André Vinícius

Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, membro auxiliar e coordenador da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público.

Ângela Maria de Oliveira

Educadora e pós-graduada em Recursos Humanos para Educação na Unicamp, com formação em Biopsicologia- Psicologia Transpessoal e pós-graduação em Dinâmica Energética do Psiquismo. Atuou como assessora administrativa da Fundação Pedro Jorge e atualmente é secretária de Gestão de Pessoas do Ministério Público Federal.

Antonio Joaquim Setúbal

Graduado em Engenharia Eletrônica na UFRJ em 1980. Mestre em Engenharia de Sistemas na Coppe em 1990 e MBA em 2005 no IAG PUC-RJ em aspectos do setor elétrico. Atuou como pesquisador no Cepel-Eletrobras até 1999 na área de sistemas de supervisão e controle e modelos de simulação do setor elétrico. Desde 2000 atua no ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), inicialmente na área de modelos de otimização hidrotérmica e atualmente como gestor da área de sistemas computacionais e ambientes colaborativos destinados ao relacionamento com os agentes do setor elétrico. Em 2009 conduziu o desenvolvimento e implantação da nova intranet do ONS, que recentemente recebeu o prêmio Intranet Portal 2010. 

Bruno Dantas

Diretor da Consultoria Legislativa do Senado. Conselheiro do CNMP. 

Bruno Machado

Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e membro auxiliar da Comissão de Jurisprudência do Conselho Nacional do Ministério Público.

Célia Correa

Secretária de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento desde dezembro de 2006. É graduada em Economia pela AEUDF e especialista em Economia, em Engenharia Econômica e em Administração Financeira. Servidora pública desde 1985 e Analista de Planejamento e Orçamento desde 1988, foi coordenadora de Orçamento nas áreas de Minas e Energia e Comunicações; coordenadora de Consolidação e Acompanhamento; diretora do Departamento de Gerenciamento da Informação; diretora do Departamento de Programas Especiais e diretora do Departamento de Programas Sociais. Entre 2005 e 2006, foi secretária-adjunta da Secretaria de Orçamento Federal, cargo que deixou para ser titular da pasta.

Claudia Chagas

Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público.

Cristiano Rocha Heckert

Graduado, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Doze anos de experiência profissional, sendo 7 no setor privado e 5 no setor público. Servidor público efetivo, membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Atualmente exerce a função de Diretor de Serviços de Rede na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MP)

Eduardo Abdon Moura

Procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás.

Frederico Vasconcelos

Jornalista desde 1967. É repórter especial da Folha de S.Paulo, onde trabalha desde 1985. Autor dos livros "Fraude" (Scritta, 1994), que revela os bastidores das importações superfaturadas de equipamentos de Israel no governo Orestes Quércia, em São Paulo, "Anatomia da Reportagem - como investigar empresas, governos e tribunais", editado pela Publifolha e "Juízes no Banco dos Réus" (Publifolha, 2005) e sobre investigações jornalísticas que realizou na Justiça Federal paulista durante seis anos. Este livro recebeu o Prêmio Jabuti em 2006, segundo colocado na categoria livro-reportagem. Pelos seus trabalhos, recebeu, entre outros, o Prêmio Esso, o Prêmio Bovespa de Jornalismo, o Prêmio BNB de Imprensa, o Prêmio Icatu de Jornalismo Econômico e foi finalista do "Premio a la Mejor Investigación Periodística de un Caso de Corrupción", do Intituto Prensa y Sociedad e Transparency International Latinoamérica y El Caribe.

Flávia Lima

Psicóloga, especializada em gestão e estratégias de empresas pela Unicamp; trainer do Sistema Insights Discovery, formada pelo Insights Learning and Development (Escócia). Consultora do Pieron na área de gestão por competência.

Fuad Gattaz Sobrinho

Paulista de São José do Rio Preto, é bacharel em Matemática e Física (UnB-DF), mestre em Informática (PUC/RJ) e doutor em Administração de Empresas e doutor em Ciência da Computação (University of Maryland - EUA). Foi diretor executivo da Embrapa - 1991 e 1992, é professor e pesquisador emérito da Universidade de Dortmund (Alemanha), professor e pesquisador junto ao Labore/FEC/UNICAMP e fellow da SDPS (Society for Design and Process Science - Sociedade Científica para a Ciência de Desenhos e Processos).

Jorge Duarte

Doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, é assessor especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Organizador de diversos livros, entre eles "Comunicação Pública", "Assessoria de Imprensa na prática" e "Metodologias de Pesquisa em Comunicaçaõ".

José Clóvis Dattoli

Chefe do Depto. de Gestão de Pessoas do Banco Central do Brasil, graduado em Contabilidade, especializado em Desenvolvimento de Competências Gerenciais para Executivos (FGV). Coordenador do programa de implantação de gestão por competências no Banco Central do Brasil.

Gabriel Borges

Diretor de Planejamento da Agência Click Isobar. Mestre em Marketing Avançado pela Universidade de Lancaster, Inglaterra; pós-graduado em Estratégia de Negócios pela UFMG e em Gestão de Projetos pelo Ietec. Possui extensão em Antropologia do Consumo pelo Coppead/UFRJ e já ministrou palestras e cursos em diversas instituições como ESPM, UNI-BH e Fundação Dom Cabral. Acumula mais de 13 anos de experiência em planejamento, já tendo elaborado e implementado estratégias para grandes corporações em diversos setores no Brasil e Inglaterra.

Gilceana Galerani

Coordenadora de Comunicação Interna da Embrapa, mestre em Comunicação pela USP, autora do livro "Avaliação em comunicação organizacional".

Klever Kolberg

Engenheiro e piloto, e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já participou representando Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1998 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997, passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açucar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

José Adércio Leite Sampaio

Procurador regional da República da 1ª Região e secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público. 

Lauro Pinto Cardoso Neto

Procurador da República no Distrito Federal, Secretário-Geral do Ministério Público Federal.

Leonardo Sakamoto

Jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Foi professor de jornalismo na USP e, hoje, ministra aulas na pós-graduação da PUC-SP. Trabalhou em diversos veículos de comunicação, cobrindo os problemas sociais brasileiros. É coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Foi relator do 2o Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.

Luiz Felipe Bezerra Almeida Simões

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Assessor da Secretaria das Sessões da Secretaria Geral da Presidência.

Luiz Moreira

Professor de Direito e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público.

Marcier Trombiere

Analista de Marketing com MBA em Marketing pela UFRJ - Coppead. Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 32 anos. Cedido da Diretoria de Marketing do BB para o Ministério da Saúde, desde agosto de 2007 até os dias atuais. Coordenador-Geral de Comunicação do Ministério do Esporte para realização da Campanha dos Jogos Panamericanos do Rio 2007. Coordenador-geral das divisões de Publicidade e Eventos na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República de 1997 a 2005.

Márcio Fernando Elias Rosa

Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo. Subprocurador-Geral de Justiça – Gestão – MP/SP.

Márcio Lima Medeiros

Servidor da carreira do Ministério Público Federal, é diretor-executivo do Plan-Assiste - plano de saúde do Ministério Público da União e assessor-chefe da Assessoria Especial de Modernização do MPF.

Maria Céres Pimenta Spínola Castro

Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, professora de Comunicação aposentada da UFMG, foi diretora de Comunicação da Universidade durante oito anos e secretária de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Atualmente é subsecretária de Direitos Humanos do Governo de Minas Gerais.

Maria Ester Tavares

Procuradora da Justiça Militar e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público.

Maria Inês Nassif

Jornalista, é repórter especial de Política do jornal Valor Econômico.

Maria Tereza Sadek

Professora da USP, tem doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é pesquisadora senior e diretora de pesquisa do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais, professor doutor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Participou do IDESP desde a sua fundação, desenvolvendo pesquisas sobre questões relacionadas às eleições, à Justiça Eleitoral, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público.

Mario Luiz Bonsaglia

Procurador regional da República da 3ª Região e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público. 

Mário Rosa

Jornalista e escritor, autor de "A era do escândalo" e "A reputação na velocidade do pensamento".

Michel Betenjane Romano
Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo. Coordenador da Assessoria de Gestão e Planejamento Institucional – MP/SP.

Paulo Clemen

Sócio-diretor de Planejamento e Atendimento da Casa do Cliente Comunicação 360º, criada há doze anos e com atuação em todo o País. Diretor Institucional e de Assuntos Corporativos da rede de conhecimento Nós da Comunicação. Personalidade do Ano 2005 em Comunicação Empresarial - Rio de Janeiro - pela ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Autor do livro "Como implantar uma Área de Comunicação Interna – Nós, as Pessoas, fazemos a diferença.” MBA em Marketing pela COPPEAD – UFRJ, pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e formado em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Paulo Henrique Soares

Gerente Geral de Comunicação da Vale.

Peter Dostler

Professor e consultor internacional. É especialista em Planejamento e Gestão Estragégica. Além disso, tem pós-graduação e MBA em Gestão de Negócios para Executivos pela FGV-SP e pela Escola de Administração de São Paulo. É pós-graduado em Administração e Gestão para Executivos pela Universidade de Miami e pós-graduado em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília. É, também, instrutor do Programa de Excelência Gerencial do Exército Brasileiro e professor-tutor da Escola Nacional de Administração Pública.

Renato Braga

Auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 2003. Ocupa a função de gerente de divisão na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (Sefti/TCU) desde 2006. É graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia e especialista em Contabilidade e Orçamento Público pela Universidade de Brasília. Possui as certificações CISA® (Certified Information Systems Auditor), CIA® (Certified Internal Auditor) e CGAP® (Certified Goverment Auditor Professional). É instrutor do Instituto Serzedello Correa do TCU desde 2006. É diretor de educação do Capítulo ISACA® Brasília."

Ricardo Vargas 

É especialista em gerenciamento de projetos, portfólio e riscos. Foi presidente do conselho diretor mundial do Project Management Institute (PMI). Escreeu dez livros sobre gerenciamento de projetos, publicados em português e inglês, com mais de 200 mil exemplares vendidos. Recebeu em 2005 o prêmio PMI Distinguished Award e o PMI Professional Development Product of the Year. É professor de gerenciamento de projetos em diversos cursos de MBA, participando do conselho editorial de revistas especializadas no Brasil e nos Estados Unidos. Vargas é revisor do PMBOK Guide. Foi também chair da tradução oficial do PMBOK para o português. Engenheiro químico e mestre em Engenharia de Produção pela UFMG, tem também o Master Certificate in Project Management pela George International Project Management Association como IPMA-B. Participou do programa de negociações para executivos da Harvard Law School e tem formação executiva de estratégia de inovação pelo Massachussets Institute of Technology (MIT).

Roberto Lins

Oficial do Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras, graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Informática - University of Toronto. Aposentado pelo Laboratório Nacional de Computação Científica.

Sandra Verônica Cureau

Subprocuradora-geral da República, vice-procuradora-geral eleitoral, membro titular da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (Meio Ambiente).

Sandro Neis

Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina e corregedor nacional do Conselho Nacional do Ministério Público. 

Sérgio Feltrin

Juiz do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público. 

Taís Ferraz

Juíza federal da 4ª Região e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público. 

Valmor Slomski
Mestre e doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). É membro do Conselho Editorial da Revista Base (UNISINOS), da Revista de Negócios, da Revista Catarinense da Ciência Contábil, da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis), da Revista de Gestão Operacional e da RIC-UFPE Revista de Informação Contábil, Academia - Revista de Divulgação em Ciências Jurídicas e Contábeis e é autor dos livros Manual de Contabilidade Pública, Controladoria e Governança na Gestão Pública e Governança Corporativa e Governança na Gestão Pública editados pela Editora Atlas e do livro Mensuração do Resultado Econômico editado pela Editora Argos Universitária

Victor Rascop

É bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos de Engenharia de Software da Universidade Estácio de Sá, RJ.  É certificado PMP desde fevereiro de 2002, foi diretor de Administração, Finanças e Tesouraria do PMI-DF Biênio 2003-2004 e diretor de Certificação e Grupos de Interesse Biênio 2005-2006 do PMI-DF. Atuou como consultor de PMO no Escritório Corporativo de Projetos do Banco do Brasil de agosto/2004 a março/2010. Tem atuação acadêmica, tendo ministrado vários cursos de formação e mais de 60 turmas do curso preparatório para certificação PMP. Atualmente é coordenador do PMO da Plano Consultoria Empresarial e Diretor de Treinamentos da PlanoPro2 Associados.

Wagner Silva de Araújo

Bacharel em Ciência da Computação, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação e mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). É servidor de carreira do Ministério Público da União, onde ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Atualmente coordena o Grupo de Governança de TI do Comitê Nacional de Política de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional do Ministério Público.

Wilson Rocha de Almeida Neto

Procurador da República na Bahia. Especialista em Inteligência do Estado e Inteligência de Segurança Pública com Direitos Humanos.