Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarao limitados. Palestrantes - Conselho Nacional do Ministério Público

Conheça os conferencistas do 2º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público

Ana Rita Cerqueira Nascimento: promotora de Justiça do MP/BA e membro auxiliar do CNMP

Analisa de Medeiros Brum: graduada em Comunicação Social, com ênfase em Relações Públicas, e pós graduada em Administração de Empresas, com especialização em Marketing. Pioneira no estudo marketing interno, é fundadora da primeira agência voltada para comunicação interna, a HappyHouse.

Aristides Andrade Cavalcante Neto: chefe da Divisão de Planejamento e Organização do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) do Banco Central do Brasil, componente organizacional responsável pelas questões de escritório de projetos, governança e planejamento estratégico de TI. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV), e certificado PMP pelo Project Management Institute - PMI. Atua também como professor de pós-graduação da FGV/Brasília, em disciplinas de Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos.

Célia Corrêa: Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Na Secretaria de Orçamento Federal, desempenhou as funções de coordenadora de Orçamento nas áreas de Minas e Energia e Comunicações e de Consolidação e Acompanhamento. Foi diretora do Departamento de Gerenciamento da Informação, do Departamento de Programas Especiais, do Departamento de Programas Sociais e secretária-adjunta de Orçamento Federal..

Claudia Chagas: promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público.

Claudir Segura: mestre em Design pela faculdade de arquitetura e urbanismo da USP. Pós-graduado em Marketing pela ESPM. Professor da PUC/SP e consultor em mídias digitais.

Cristiano Rocha Heckert:graduado, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Doze anos de experiência profissional, sendo 7 no setor privado e 5 no setor público. Servidor público efetivo, membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Atualmente exerce a função de Diretor de Articulação e Gestão, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Ministério da Integração Nacional.

Domingos Sávio Dresh da Silveira: Ouvidor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Fábio Zimmermann: engenheiro Agrícola (UNICAMP/SP) com MBA em Gestão da Qualidade Total em Serviços e Recursos Humanos (UnB). Desde 1997, atua com assessoramento a diversas instituições públicas e privadas nas áreas de gestão de projetos, gestão estratégica e implantação de escritórios de projetos. Na temática gestão de projetos contribuiu para a elaboração e implantação de métodos customizados de planejamento, execução, monitoramento, controle e avaliação de projetos em diversas instituições públicas com destaque para: Ministério da Justiça; Departamento Técnico Científico da Polícia Federal; Departamento de Polícia Rodoviária Federal; Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região; GEAP; Receita Federal do Brasil; SEBRAE/DF e SEBRAE/PR.

Glaucio Neves: diretor associado da Macroplan. Engenheiro de Produção. Pós-graduado em Gerência de Projetos (FGV-RJ) e MBA Executivo (COPPEAD/UFRJ). Já coordenou mais de 30 projetos de consultoria em organizações públicas e privadas, nas áreas de planejamento e gestão estratégica, com destaque para Petrobrás, SUZANO Papel e Celulose, Suzano Petroquímica, Inmetro, ABNT, Sebrae Nacional / RJ / SP e APEX-Brasil. Em governos, dirigiu a formulação do último Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDI 2030, gerenciou a implantação da Gestão para Resultados da Prefeitura de Belo Horizonte e a formulação da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais 2010 - 2015. Autor de diversos artigos de planejamento e gestão e Coautor do Livro Brasil 2022 – Propostas para um Brasil melhor no ano do Bicentenário. Na Macroplan, dirige projetos nas áreas de planejamento, gestão para resultados e gestão estratégica da inovação.

Jaime Troiano: engenheiro químico, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e sociólogo formado pela USP. Foi vice-presidente de Consumer Insights, da MPM-Lintas e da BBDO, responsável pela área de planejamento área na América Latina. É um dos dirigentes do Grupo Troiano, assessorado empresas no desenvolvimento de negócios, análise de marcas e comportamento de consumidor em vários segmentos do mercado.

Jeferson Luiz Pereira Coelho: conselheiro e corregedor nacional do CNMP. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Distrito Federal (1979). Iniciou sua carreira pública no Ministério Público do Trabalho nomeado procurador do Trabalho (1985). Doutorando pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha.

Joel Souza Dutra: possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, carreiras, gestão de pessoas, desenvolvimento de lideranças.

José Lázaro Alfredo Guimarães: decano do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Mestre em Direito e professor da Universidade Católica de Pernambuco. Foi jornalista profissional, promotor de justiça, juiz de direito substituto e juiz de direito do Distrito Federal e juiz federal.

Juliano Basile: jornalista do Valor Econômico desde 2000. Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo e em Jornalismo pela Universidade de Brasília. É mestre em Comunicação também pela UnB. Atuou como repórter em jornais, como Folha de S.Paulo e Gazeta Mercantil.

Karen Machado: gerente de Endomarketing do Banco do Brasil.

Lars Grael: esportista, medalhista olímpico e palestrante. Além disso, exerceu cargos políticos, como secretário Nacional de Esportes, em 2002, no então Ministério do Esporte e do Turismo, e secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo (2006). Hoje, Grael é consultor técnico de vela do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Vela e Motor, membro da Comissão Nacional de Atletas, entre outras funções.

Leandro Bissoli: advogado e especialista em Direito Digital. Sócio do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados, formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, pós-graduado em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas. Especializou-se em Política Comercial Internacional pela Fundação Getúlio Vargas em Cooperação Internacional ao Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo.

Lúcio Melre da Silva: secretário de Tecnologia da Informação do Supremo Tribunal Federal. Foi Secretário de TI do Conselho de Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça. É funcionário do Poder Judiciário Federal há 27 anos. Mestrando em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Graduado em Direito, Engenharia Civil e Matemática. Possui pós-graduação em Ensino Superior Realidade e Docência e Análise de Sistemas. Integra o Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (CNJ), o Conselho Consultivo da Camara e-Net e a Comissão Técnica da Autoridade Certificadora do Poder Judiciário – AC-JUS.

Marcelo Silva Cunha: servidor público concursado do Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal - PRODASEN, membro fundador da Comunidade de Tecnologia da Informação Aplicada ao Controle - TIControle e milita na ISACA-Capítulo Brasília como Diretor de Comunicação e Marketing. Atua há 25 anos em Tecnologia da Informação e Comunicações. É Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Viçosa - UFV e pós-graduado lato sensu em Redes de Computadores e Segurança de Computadores pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Atualmente é mestrando do Programa de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília - UCB.

Maria Paula Dallari Bucci: graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1987), com mestrado (1994) e doutorado (2000) pela mesma instituição. Foi secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (2008-2010), consultora jurídica do MEC (2005-2008) e procuradora geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) (2003-2005). Na área docente, foi professora da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo (Direito-GV), do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Santos (Unisantos) e atuou como colaboradora em diversas instituições, tais como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), IBMEC, Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Integra o Conselho Editorial da Revista do Serviço Público (Brasília). Autora de Direito Administrativo e Políticas Públicas (Saraiva, 2000) e Políticas Públicas: Reflexões sobre o Conceito Jurídico (Saraiva, 2006), entre outros. Tem larga experiência profissional na área de Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito público, direito administrativo, educação superior, políticas públicas.

Mario Luiz Bonsaglia: procurador regional da República da 3ª Região e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público.

Michel Betenjane Romano: promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo. Coordenador da Assessoria de Gestão e Planejamento Institucional – MP/SP.

Mitsuru Yanaze: professor da Universidade de São Paulo e membro de corpo editorial da Organicom (USP). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo e especialista em Administração de Empresas Marketing pela FGV/SP. Mestre em Master Of Business Administration pela Michigan State University e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Olívio Fernandes Balbino: Eng. Eletrônico, especialista em Telecom., Pós-graduado em TI – Tecnologia da Informação. Profissional com mais de 35 anos de experiência, especialista em governança Corporativa e de TIC, em gerenciamento de projetos, com certificações PMP em ITIL e Cobit; prof. Universitário e de pós-graduação em Eng. Elétrica, Governança de TI e Gerenciamento de Projetos. Foi Gerente geral de suporte à 03 (três) eleições no Brasil; tem ocupado posições relevantes como executivo, como diretor técnico, diretor geral e diretor presidente de empresas públicas e privadas; atualmente Assessor de Políticas de TI e diretor substituto do Departamento de TI do Conselho Nacional de Justiça

Paulo S. V. Fresneda: pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no momento ocupando o cargo de coordenador geral de Articulação Institucional da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Doutor em Gestão da Informação (1986) e pós-doutorado com foco na transformação de grandes organizações por meio da tecnologia da informação (1995), ambos na The George Washington University, Washington, EUA. É coordenador do Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e da Informação Estratégica (CT-GCIE) do Comitê Executivo do Governo Eletrônico do Governo Federal. Ocupou várias posições na Diretoria da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, desde a sua fundação até 2007. Fez parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI), da Universidade Católica de Brasília, entre 1998 a 2011.

Peter Dostler: professor e consultor internacional, de Stuttgart – Alemanha, com experiência de 20 anos no mercado nacional e internacional. É especialista em Planejamento Estratégico e Formulação de Agendas Estratégicas para Organizações Públicas e na elaboração e gerenciamento de projetos e na construção de modelos de gestão para a Administração Pública Federal. Pós-graduado e MBA em Gestão de Negócios para Executivos pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e pela Escola de Administração de São Paulo, pós-graduado (post-baccalaureate) em Administração e Gestão para Executivos pela Universidade de Miami, pós-graduando em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília.

Pollyana Ferrari: pesquisadora em novas mídias, professora doutora da PUC/SP e consultora em web 2.0. É autora de vários livros sobre novas mídias.

Taís Ferraz: juíza federal da 4ª Região e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público

Wilson da Costa Bueno: jornalista e consultor da Comtexto Comunicação, mestre e doutor pela USP, além de autor de vários livros em comunicação empresarial. É professor do programa de pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Wilson Fonseca: formado em Jornalismo pela Casper Líbero. É mestre e doutor pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Zileide Silva: jornalista da TV Globo. Cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e estudou dois anos de história na Universidade de São Paulo. É palestrante em cursos e eventos de comunicação.