Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Metodologia - Conselho Nacional do Ministério Público

Preparação

Um grupo de apoio formado por integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público e de diversas entidades ligadas ao MP formulou, ao longo do segundo semestre de 2010, o projeto do planejamento estratégico nacional. Uma pesquisa levantou todos os planejamentos já existentes nas diversas unidades.

Lançamento

Em 14 de março de 2011, o evento inaugural reuniu em Brasília lideranças do Ministério Público para a apresentação do Pacto Nacional pelo Planejamento Estratégico. O objetivo foi assinalar o compromisso de trabalho conjunto na elaboração de diretrizes convergentes. Além disso, foi feita uma enquete para registrar opiniões de membros de todo o país sobre prioridade regional e relevância nacional das áreas de atuação do Ministério Público.

Enquete

Quais são as prioridades da atividade fim do Ministério Público hoje, nacionalmente? Membros da instituição em todo o país foram convidados a responder uma enquete sobre o tema, no período de 14 de março a 2 de abril de 2011. Mais de 1460 promotores e procuradores dos diversos ramos do Ministério Público atribuiram prioridade nacional e relevância regional a temas levantados nos planejamentos já existentes. As respostas foram compiladas e apresentadas nos encontros regionais do planejamento nacional, como um dos subsídios para os grupos de trabalho.

Eventos regionais

Com duração de um dia e meio, os eventos regionais foram fóruns para formular a estratégia, a partir da identificação de convergências. Os encontros reuniram integrantes de todas as unidades do Ministério Público, entre março e junho de 2011, nas cidades de Belém, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Haverá também encontro da atividade-meio (servidores dos MPs) em Brasília.

Apresentação dos resultados

Lançamento do relatório com a sistematização dos resultados do processo de planejamento, do manual com o desdobramento de estratégias, e de uma campanha nacional de comunicação para difundir os objetivos definidos.