Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Recomendação visa a garantir a laicidade de funções no Estado brasileiro - Conselho Nacional do Ministério Público
Recomendação
Publicado em 16/3/17, às 14h29.

fabio georgeO Diário Eletrônico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) publicou, nesta quinta-feira, 16 de março, a Recomendação CNMP n° 51/2017. A norma dispõe sobre a necessidade de garantir a fiel observância e a concretização do princípio constitucional do Estado laico no exercício das funções executiva, legislativa e judiciária do Estado brasileiro, inclusive com a adoção de políticas públicas que reforcem a neutralidade estatal em sua atuação frente as questões religiosas.

A proposta, apresentada pelo conselheiro Fábio George Cruz da Nóbrega (na foto à direita) e relatada pelo conselheiro Otavio Brito, foi aprovada, por unanimidade, na 4ª Sessão Ordinária de 2017, realizada em 21 de fevereiro.

O artigo 1° da recomendação estabelece que os ramos do Ministério Público da União e dos MPs dos Estados se esforcem para elaborar e ajustar políticas públicas e para implementar outras medidas administrativas, pautadas na neutralidade própria do Estado laico frente a orientações religiosas, assegurando o livre exercício de liberdade religiosa e a observância do Princípio da Igualdade de Tratamento.

De acordo com o artigo 2º da recomendação, os Ministérios Públicos devem adotar as seguintes diretrizes, entre outras: a aplicação do Princípio Constitucional da Laicidade e seus desdobramentos na atuação dos Poderes Estatais, em todas as esferas e do Ministério Público; o reconhecimento e a defesa do Direito Constitucional à Liberdade de Religião enquanto direito humano, fundamental e inviolável.

Ainda conforme a recomendação, os MPs devem adotar como linhas de ações prioritárias: a articulação e a definição de estratégias para envolver o Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal, no alcance do objeto e das diretrizes desta Recomendação; e a promoção de política de efetiva separação entre a atuação dos Poderes Públicos e orientações religiosas, de forma a haver um afastamento entre a motivação de atos administrativos e jurídicos e crenças religiosas;

Clique aqui e acesse a recomendação na íntegra

Clique aqui e saiba mais sobre o assunto

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp