Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarao limitados. Cerimônia marca o início do 2º Ciclo de Correições da Corregedoria Nacional do MP - Conselho Nacional do Ministério Público

Cerimônia marca o início do 2º Ciclo de Correições da Corregedoria Nacional do MPTeve início na manhã desta segunda-feira, 20 de março, o 2° Ciclo de Correições da Corregedoria Nacional do Ministério Público. A solenidade de abertura dos trabalhos ocorreu no auditório da sede, localizada na zona Leste de Teresina, do Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI). A equipe composta de servidores e membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizará visitas para verificar a efetividade da atuação funcional das unidades Estadual, Federal e do Trabalho do MP, no Piauí. A correição, realizada na capital e no interior do Estado, termina na próxima sexta-feira, 24 março.

A principal finalidade das correições realizadas periodicamente pela Corregedoria Nacional do MP é verificar a estruturação e atuação funcional dos órgãos do Ministério Público brasileiro, no que se refere ao cumprimento do exercício pleno de sua função constitucional – defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

Em sua fala, o corregedor nacional do MP, Cláudio Portela, ressaltou a importância do Ministério Público como instituição essencial para defesa dos direitos do cidadão. “As pessoas não estão preocupadas com o número de ações que ajuizamos, mas com o resultado prático do nosso trabalho, com as implicações que terá nossa ação em suas vidas cotidianas. E nós precisamos, sim, dar uma resposta à sociedade, afinal somos servidores públicos”, enfatizou.

Para Otavio Brito Lopes, conselheiro do CNMP, o momento atual vivenciado pela sociedade é de aprimoramento, de busca por resultados e por eficiência nas instituições. "A cada visita que faço a Teresina, percebo como a cidade se transformou. E esse exemplo da cidade, que se transforma, é aquele que devemos seguir, como membros de uma instituição que integra a sociedade, um país. Nós temos que nos amoldar às necessidades, às mudanças. E eu digo a vocês que as instituições que melhor sobrevivem são aquelas que têm a capacidade de se adaptar diante das circunstâncias externas. Alguns veem nos cenários de crise uma oportunidade para aperfeiçoamento de valores, processos e, acima de tudo, dos resultados”, disse.

Por sua vez, o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, transmitiu seus votos de boas-vindas para a equipe. "Estou feliz em poder mostrar um novo Ministério Público para o CNMP. Soubemos aprender com os erros cometidos, nos reerguer e avançar. Nos reestruturamos, com planejamento, estratégia e perspicácia para perceber a conjuntura social que se descortina. Este prédio é o símbolo mais nítido do novo Ministério Público do Piauí, com servidores dedicados e com condições mais dignas de trabalho. Agradecemos desde já a presença dos senhores aqui e confiamos que a avaliação a nosso respeito será positiva”, frisou o chefe do Ministério Público do Estado.

Também compareceram à cerimônia os procuradores-chefe das Procuradorias Regionais da República e do Trabalho no Piauí, Marco Aurélio Adão e Jeane Colares, respectivamente. O evento foi prestigiado por membros e servidores das diversas unidades do MP/PI, incluindo o corregedor-geral do MP/PI, Aristides Silva Pinheiro, que participou da mesa de honra.

Ainda durante os trabalhos de correição, a Corregedoria Nacional do MP receberá os cidadãos que desejarem fazer reclamações, sugestões e questionamentos a respeito da atuação do Ministério Público no Piauí. Os interessados devem se dirigir à sede da Zona Leste do MP/PI, localizada na avenida Lindolfo Monteiro, 911, bairro de Fátima, próximo a avenida Nossa Senhora de Fátima, entre as 9h e as 17h30min, até a próxima quarta-feira, 22 de março.

Ao término dos trabalhos da correição, será produzido um relatório com determinações e recomendações ao MPF, MPT e MPPI, para eventual promoção de melhorias nas instituições. O documento será submetido ao Plenário do CNMP, que ouvirá os órgãos correicionados.

*Com informações e foto da Assessoria de Comunicação Social do MP/PI

Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

 

Conteúdos Relacionados

Normas

ver todas

Publicações

ver todas