Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Projeto João Cidadão é divulgado em evento do Ministério Público do Estado de Alagoas - Conselho Nacional do Ministério Público
Direitos fundamentais
Publicado em 28/4/17, às 11h52.

Projeto João Cidadão é divulgado em evento do Ministério Público do Estado de AlagoasO projeto de educação em Direitos Humanos João Cidadão, uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi divulgado nesta sexta-feira, 28 de abril, em comemoração ao Dia Nacional da Educação, pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), na cidade de Maceió. No mesmo evento, foi lançado um projeto chamado Fale, Educação!.

O evento foi realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e contou com a presença da comunidade escolar, de autoridades do Ministério Público alagoense e do conselheiro e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP, Fábio George Cruz da Nóbrega.

O Projeto João Cidadão tem o intuito de divulgar conteúdo formativo e informativo sobre os direitos fundamentais e a atuação do MP em sua defesa, difundindo reflexões e ações que estimulem o reconhecimento e exercício dos direitos e deveres de cada pessoa, com destaque à sua relevância no dia a dia.

Essa divulgação é realizada através de cartilhas e redes sociais criadas especificamente para o projeto. As publicações apresentam três personagens: João Cidadão, Dora Promotora e Wanderley, que passam por situações cotidianas onde seus direitos e deveres são testados.

As histórias tratam da evolução da vida de João Cidadão, passando por momentos relacionados à infância, vida escolar, acesso ao ensino superior, exercício do direito ao voto, responsabilidade por atos infracionais, educação ambiental e no trânsito, união estável, internet, direito das pessoas com deficiência, divórcio e guarda, previdência social, imposto de renda, direito das pessoas idosas, entre outros.

Por sua vez, o projeto Fale, Educação!, idealizado pela 19ª Promotoria de Justiça da capital de Alagoas, objetiva estimular a procura por caminhos eficientes, pacíficos e humanitários em busca da defesa dos interesses e necessidades da comunidade escolar, assim como evidenciar a relevância da utilização de um sistema mais participativo de transmissão de conhecimento e desenvolvimento de habilidades na escola.

Coordenadora do projeto, promotora de Justiça e membro colaboradora da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP, Cecília Carnaúba, afirmou: “esse projeto é fruto de uma das orientações do CNMP, que motiva os membros do MP a contribuírem na indução de políticas públicas eficientes. A estrutura de trabalho que está sendo montada valoriza alunos e professores da rede estadual de ensino. Estamos falando de uma iniciativa que busca desenvolver o convívio solidário e colaborativo entre todos os envolvidos na relação ensino/aprendizagem e os premia pelo esforço individual construção do próprio conhecimento”.

Hotsite do Projeto João Cidadão: http://www.cnmp.mp.br/joaocidadao/

Facebook do Projeto João Cidadão: https://www.facebook.com/joaocidadaooficial/

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp