Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP é contra PL que institui controle policial sobre inquéritos civis - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 6/11/7, às 01h00.
O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público aprovou na sessão de ontem, 5 de novembro, o envio ao Congresso Nacional de Nota Técnica contra a aprovação do Projeto de Lei nº 6.745/2006, de autoria do deputado João Campos (PSDB/GO), que estende aos delegados de polícia a prerrogativa de instaurar e presidir inquéritos civis públicos, competência atualmente exclusiva do Ministério Público.
 
Na avaliação dos conselheiros, o teor do projeto de lei fere a Constituição ao retirar do Ministério Público a exclusividade na instauração e condução de inquérito civil público. Para o conselheiro Sérgio Couto, relator do processo, “essa extensão de funções exclusivas do MP, não pode ser feita senão por projeto de emenda à Constituição,” razão pela qual o CNMP se colocou contrário à aprovação do PL.
 
Sobre o mesmo assunto, também estava na pauta da sessão de ontem a análise da Proposta de Emenda à Constituição nº 487/2005, que visa dar à Defensoria Pública a atribuição de atuar na tutela judicial e extrajudicial dos interesses coletivos, difusos e individuais homogêneos, competência que hoje também é exclusiva do Ministério Público. A análise da PEC e a possível emissão de nota técnica, no entanto, foi adiada para a próxima sessão.
 
O Conselho Nacional do MP volta a se reunir no próximo dia 19 de novembro, às 9h.
 
Assessoria de Comunicação
(61) 3031-6378 / 9297-3689

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp