Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP doa material para associação de costureiras da Cidade Estrutural-DF - Conselho Nacional do Ministério Público
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Publicado em 5/9/17, às 15h21.

CNMP doa material para associação de costureiras da Cidade Estrutural-DFO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) entregou, como forma de doação, nesta terça-feira, 5 de setembro, 24 banners para a entidade sem fins lucrativos Mãos que Criam – Associação das Costureiras e Artesãs da Estrutural-DF. As peças haviam sido usadas em agosto deste ano, durante a realização do 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, que teve como tema a sustentabilidade.

O trâmite para destinação correta dos banners ficou a cargo da Comissão de Gestão Ambiental Sustentável do CNMP. Inclusive, foram duas servidoras integrantes da comissão as responsáveis por ir à Mãos que Criam entregar as peças à presidente da associação, Marlene Mendes Leal.

Com o material recebido pelo CNMP, a associação, como explicou Marlene Mendes Leal, produzirá itens como aventais, forros de mesa, diversos tipos de bolsas, jogo americano, cortinas e moldes para roupa. Os produtos costumam ser vendidos para os próprios doadores de material ou em bazares organizados pela entidade. Assim, o Conselho, além de evitar o descarte dos banners no meio-ambiente, contribui para a geração de renda das cerca de 200 mulheres que hoje são associadas à Mãos que Criam.

Outros itens produzidos na associação são tapetes, colchas, capacetes, bonecos, puffs, casacos, chapéus, panos de prato, mochilas, entre outras coisas. Tudo feito basicamente a partir de materiais descartados. “Importante dizer que também compramos materiais novos para garantir a qualidade do produto final”, falou Marlene Mendes Leal.

A Mãos que Criam localiza-se na Cidade Estrutural, uma região de baixa renda do Distrito Federal. Nascida há pouco mais de 15 anos, a entidade busca valorizar e potencializar a autoestima de mulheres por meio da capacitação para o trabalho, propiciando o desenvolvimento de habilidades para geração de renda sustentável.

A associação pode ser contatada por meio dos telefones (61) 3465-5764 e (61) 99253-7628, além do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Gestão Ambiental

A Portaria CNMP-PRESI nº 60/2015 instituiu no CNMP o Programa de Gestão Ambiental Sustentável e a Comissão responsável pela sua execução. Os integrantes foram designados em setembro de 2015, por meio da Portaria CNMP-SG nº 212/2015.

Entre os objetivos da comissão estão: a atuação pelo uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada de resíduos, a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho e a capacitação de membros, servidores e terceirizados, além da realização de licitações sustentáveis.

Em janeiro de 2016, o CNMP recebeu do Ministério do Meio Ambiente o Selo A3P: Verde. A certi-ficação tem por objetivo demonstrar o reconhecimento de práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp