Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Novos conselheiros do CNMP tomam posse na próxima segunda-feira (25/9) - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 19/9/17, às 13h30.

sedeNa próxima segunda-feira, 25 de setembro, será realizada a posse dos nove conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público nomeados nessa segunda-feira, dia 18, pelo presidente da República, Michel Temer. O evento será realizado às 14 horas, no auditório Juscelino Kubitschek da Procuradoria-Geral da República, em Brasília/DF. Eles serão empossados para o biênio 2017-2019 pela nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que também exerce o cargo de presidente do CNMP.

Tomarão posse os seguintes conselheiros: Fábio Stica (MP/RR); Orlando Rochadel (MP/SE); Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior (MPF); Erick Venâncio Lima do Nascimento (OAB); Dermeval Farias Gomes Filho (MPDFT); Leonardo Accioly da Silva (OAB); Lauro Machado Nogueira (MP/GO); Sebastião Vieira Caixeta (MPT); e Marcelo Weitzel Rabello de Souza (MPM).

Nesta terça-feira, o Plenário do Senado Federal aprovou a indicação de Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho para representar essa instituição no Conselho. O próximo passo é a nomeação, que será feita pelo presidente da República.

No dia da posse, autoridades, convidados, servidores e demais participantes devem se identificar no balcão de credenciamento, que estará localizado no térreo do auditório JK, onde haverá um tapete vermelho. A solenidade será transmitida ao vivo pela TV MPF (www.tvmpf.mpf.br).

Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (61) 3315-9420.

Composição do CNMP

O CNMP é composto por 14 conselheiros, que são indicados por suas instituições de origem e precisam da aprovação do Senado Federal e da Presidência da República para assumir o cargo. A composição do Conselho é formada para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato. O presidente do CNMP é o procurador-geral da República.

Veja abaixo como é formada a composição do CNMP:

- o procurador-geral da República, que o preside

- quatro membros do Ministério Público da União, assegurada a representação de cada um dos seus ramos

- três membros do Ministério Público dos Estados

- dois juízes, um indicado pelo STF e o outro pelo STJ

- dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da OAB

- dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, um indicado pela Câmara dos Deputados e o outro pelo Senado Federal

Leia mais sobre o assunto
Nove conselheiros são nomeados para compor o CNMP

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp