Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarao limitados. Conselheiro indicado pelo Senado também toma posse na próxima segunda-feira, 25 de setembro - Conselho Nacional do Ministério Público

sede9333Nesta quarta-feira, 20 de setembro, o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, nomeou Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, indicado pelo Senado Federal para compor o Conselho Nacional do Ministério Público no biênio 2017-2019.

Com isso, dez conselheiros tomam posse na próxima segunda-feira, dia 25. O evento será realizado às 14 horas, no auditório Juscelino Kubitschek da Procuradoria-Geral da República, em Brasília/DF. Eles serão empossados pela nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que também exerce o cargo de presidente do CNMP.

Com a nomeação de Luiz Fernando, publicada no Diário Oficial da União, Seção 2, página 1, a composição do CNMP, formada por 14 integrantes, fica completa.

Tomarão posse os seguintes conselheiros: Fábio Stica (MP/RR); Orlando Rochadel (MP/SE); Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior (MPF); Erick Venâncio Lima do Nascimento (OAB); Dermeval Farias Gomes Filho (MPDFT); Leonardo Accioly da Silva (OAB); Lauro Machado Nogueira (MP/GO); Sebastião Vieira Caixeta (MPT); Marcelo Weitzel Rabello de Souza (MPM); e Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho (Senado Federal).

A solenidade será transmitida ao vivo pela TV MPF (www.tvmpf.mpf.br). No dia da posse, autoridades, convidados, servidores, imprensa e demais participantes devem se identificar no balcão de credenciamento, que estará localizado no térreo do auditório JK, onde haverá um tapete vermelho.

Informações adicionais sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (61) 3315-9420.

Composição do CNMP

O CNMP é composto por 14 conselheiros, que são indicados por suas instituições de origem e precisam da aprovação do Senado Federal e da Presidência da República para assumir o cargo. A composição do Conselho é formada para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato. O presidente do CNMP é o procurador-geral da República.

Veja abaixo como é formada a composição do CNMP:

- o procurador-geral da República, que o preside

- quatro membros do Ministério Público da União, assegurada a representação de cada um dos seus ramos

- três membros do Ministério Público dos Estados

- dois juízes, um indicado pelo STF e o outro pelo STJ

- dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da OAB

- dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, um indicado pela Câmara dos Deputados e o outro pelo Senado Federal

Leia mais sobre o assunto

Plenário do Senado Federal aprova Luiz Fernando Bandeira de Melo Filho para compor o CNMP

Nove conselheiros são nomeados para compor o CNMP

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial