Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ação do CNMP de combate à corrupção é aprovada em reunião da Enccla - Conselho Nacional do Ministério Público
Combate à corrupção
Publicado em 27/10/17, às 10h18.

Ação do CNMP de combate à corrupção é aprovada em reunião da EncclaA proposta do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em conjunto com o Ministério da Transparência e da Controladoria-Geral da União (CGU), de dar continuidade à Ação 6 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) de 2017 foi aprovada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Enccla. A aprovação aconteceu nessa quarta-feira, 25 de outubro, durante reunião realizada em Brasília-DF, da qual participaram o presidente do Fórum Nacional de Combate à Corrupção (FNCC), conselheiro Silvio Amorim, e o ex-conselheiro Fábio George Cruz da Nóbrega.

A Ação 6 tem por objetivo consolidar propostas de prevenção à prática da corrupção fomentando a integridade social e a educação para a cidadania. A intenção é que as iniciativas educacionais e ideias de conscientização contra a corrupção que estão sendo mapeadas neste ano, por meio da Campanha #TodosJuntosContraCorrupcao e Edital de Chamamento Público, sejam implementadas e replicadas em todo o país em 2018. A proposta foi aperfeiçoada e será votada na Sessão Plenária da Enccla, que ocorrerá entre 20 e 24 de novembro, na Paraíba.

Quanto às demais ações desenvolvidas em 2017, os integrantes do GGI analisaram os resultados e os relatórios finais apresentados, os quais também receberam indicação para aprovação na Sessão Plenária de novembro. Na reunião dessa quarta, ainda foram debatidos outros temas, como o ingresso de novos integrantes na Enccla.

Campanha #TodosJuntosContraCorrupção

A Campanha #TodosJuntosContraCorrupção, lançada no dia 12 de setembro, na sede do CNMP, em Brasília-DF, já recebeu mais de trinta propostas completas de prevenção primária à corrupção por meio do formulário de inscrição, que esteve aberto até essa quinta-feira, 26 de outubro. Conforme o Edital de Chamamento Público, as iniciativas selecionadas comporão o Banco de Propostas de Prevenção Primária à Corrupção, que será disponibilizado para consulta pública na página da campanha, possibilitando a replicação e o apoio das iniciativas. As melhores serão certificadas com o Selo Pró-Íntegro.

Os interessados em colaborar com a campanha e futuramente com a replicação e apoio às propostas selecionadas e certificadas poderão aderir à Rede Colaborativa, a qualquer tempo.

Campanha, Banco de Propostas e Rede Colaborativa são os pilares do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção, criado no âmbito da referida Ação 6 da Enccla de 2017, com a participação inicial de mais de 30 órgãos e entidades do Estado e da sociedade civil organizada.

Clique aqui para acessar a página da Campanha #TodosJuntosContraCorrupcao.

Foto: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp