Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. MP brasileiro dialoga com cidadão em estande montado no Fórum Mundial da Água - Conselho Nacional do Ministério Público
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Publicado em 21/3/18, às 18h46.

estande fmaAté a próxima sexta-feira, 23 de março, o público em geral pode visitar o estande do Ministério Público brasileiro e conhecer as iniciativas da instituição referentes ao meio ambiente e aos recursos hídricos. Montado no estacionamento do estadio Mané Garrincha, em Brasília, o estande faz parte da programação do 8º Fórum Mundial da Água, que está sendo realizado desde o início da semana.

O Ministério Público participa, pela primeira vez, do evento, sob a coordenação da secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Farina. No estande, estão sendo apresentados projetos, ações e vídeos do CNMP, do Ministério Público Federal (MPF), da Escola Superior do Ministério Público (ESMPU) e unidades do Ministério Público estadual.

A feira é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição, onde estarão presentes instituições interessadas em apresentar produtos, serviços e soluções relacionadas ao tema a consumidores, governos e sociedade em geral.

As pessoas que já passaram pelo estande elogiaram a iniciativa. “Muito interessante o MP estar aqui na feira. E gostei da ideia de podermos deixar sugestões na árvore”, disse a auxiliar administrativo Maria Antônia. Por sua vez, o agricultor Robert Vidigal afirmou que “se não cuidarmos da água, ela vai acabar. Já estamos vivendo isso aqui em Brasília. Os cidadãos também precisam fazer a sua parte”.

Entre outras atrações, na programação desta quarta-feira, dia 21, foram apresentados os projetos “Água para o futuro”, do promotor de Justiça do Estado do Mato Grosso Gerson Natalício Barbosa, e “Combate à Poluição Hídrica”, “Caracterização Sócio Ambiental das Bacias Hidrográficas do Estado do Acre” e “Cidades Saneadas”, dos membros do Ministério Público do Estado do Acre Carlos Augusto Pescador e Patrícia de Amorim.

Também constaram as exposições “Água e Planejamento Urbano: a crise hídrica no Distrito Federal”, com a promotora de Justiça do Distrito Federal e Territórios Marta Eliana de Oliveira, e acerca da Estratégia de Atuação Articulada do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro na defesa dos Recursos Hídricos, dos promotores de Justiça daquele estado Marcus Leal e José Alexandre Maximino.

Para as 19 horas, está programada a apresentação do projeto “RESsanear”, com o promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul Eduardo Viegas.

Árvore - Até a próxima sexta-feira, 23 de março, os cidadãos podem deixar no estande sugestões ao Ministério Público brasileiro sobre propostas de ações para proteção dos recursos hídricos e garantia do direito humano à água. Os cartões estão sendo pendurados numa árvore montada no local, em referência à atuação da instituição na defesa do meio ambiente.

Fórum - Com a presença de dez chefes de estado, o Fórum Mundial da Água tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, para o benefício de toda a vida na Terra.

Estão presentes especialistas internacionais e representantes de órgãos oficiais e organizações não governamentais, Ministério Público, Judiciário, empresas públicas e privadas, além de entidades da sociedade civil.

Veja abaixo a programação do estande para os próximos dias:

Quinta-feira, 22 de março

10h – Apresentação do projeto “Água para o futuro”

Promotor de Justiça do Estado do Mato Grosso Gerson Natalício Barbosa.

11h – Exposição sobre a Estratégia de Atuação Articulada do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro na defesa dos Recursos Hídricos.

Promotores de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Marcus Leal e José Alexandre Maximino Mota.

14h – Apresentação do projeto “RESsanear”.

Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul Daniel Martini.

15h – Apresentação dos Projetos “Combate à Poluição Hídrica”, “Caracterização Sócio Ambiental das Bacias Hidrográficas do Estado do Acre” e “Cidades Saneadas”

Promotor de Justiça do Estado do Acre Carlos Augusto Pescador e Procuradora de Justiça do Estado do Acre Patrícia de Amorim Rêgo.

16h – Apresentação do projeto “Água para o futuro”.

Promotor de Justiça do Estado do Mato Grosso Gerson Natalício Barbosa.

17h – Apresentação do projeto "Água sem Agrotóxicos". 

Procurador do Trabalho, Pedro Serafim.

18h – Exposição sobre o tema: “Água e Planejamento Urbano: a crise hídrica no Distrito Federal”.

Promotora de Justiça do Distrito Federal e Territórios Marta Eliana de Oliveira.

19h – Reprodução de vídeo sobre o Seminário Internacional “Água, Vida e Direitos Humanos”

 

Sexta-feira, 23 de março

11h – Exibição do documentário Damocracy: o filme.

Realizado durante o ano de 2012, o filme mostra a realidade e as lutas dos atingidos pelas hidrelétricas de Belo Monte, no Brasil, e de Ilisu, na Turquia, e desconstrói o mito de que a hidreletrecidade é uma energia limpa, bem como traça paralelos sobre os impactos dos dois projetos nas populações locais e no meio ambiente.

11h40 – Exibição de imagens do Ato Denúncia por Direitos e Contra a Violência no Campo Realizado em 23 de maio de 2017, evento reuniu mais de 200 participantes, entre trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, defensores de direitos humanos, parlamentares e ativistas por justiça e paz no campo.

14h – Exibição do documentário Damocracy: o filme.

Realizado durante o ano de 2012, o filme mostra a realidade e as lutas dos atingidos pelas idrelétricas de Belo Monte, no Brasil, e de Ilisu, na Turquia, e desconstrói o mito de que a hidreletrecidade é uma energia limpa, bem como traça paralelos sobre os impactos dos dois projetos nas populações locais e no meio ambiente.

14h40 – Exibição de imagens do Ato Denúncia por Direitos e Contra a Violência no Campo Realizado em 23 de maio de 2017, o evento reuniu mais de 200 participantes, entre trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, defensores de direitos humanos, parlamentares e ativistas por paz e justiça no campo.

17h – Exibição do documentário Damocracy: o filme.

Realizado durante o ano de 2012, o filme mostra a realidade e as lutas dos atingidos pelas hidrelétricas de Belo Monte, no Brasil, e de Ilisu, na Turquia, e desconstrói o mito de que a hidreletrecidade é uma energia limpa, bem como traça paralelos sobre os impactos dos dois projetos nas populações locais e no meio ambiente.

17h40 – Exibição de imagens do Ato Denúncia por Direitos e Contra a Violência no Campo Realizado em 23 de maio de 2017, evento reuniu mais de 200 participantes, entre trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, defensores de direitos humanos, parlamentares e ativistas por paz e justiça no campo.

20h – Exibição do documentário Damocracy: o filme.

Realizado durante o ano de 2012, o filme mostra a realidade e as lutas dos atingidos pelas idrelétricas de Belo Monte, no Brasil, e de Ilisu, na Turquia, e desconstrói o mito de que a hidreletrecidade é uma energia limpa, bem como traça paralelos sobre os impactos dos dois projetos nas populações locais e no meio ambiente.

20h40 – Exibição de imagens do Ato Denúncia por Direitos e Contra a Violência no Campo Realizado em 23 de maio de 2017, evento reuniu mais de 200 participantes, entre trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, defensores de direitos humanos, parlamentares e ativistas por paz e justiça no campo.

Confira aqui as fotos do estande. 

Veja a programação completa do estande.

Acesse o site do 8º Fórum Mundial da Água.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp