Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiros visitam estande do MP brasileiro no Fórum Mundial da Água - Conselho Nacional do Ministério Público
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Publicado em 22/3/18, às 18h20.

Conselheiros visitam estande do MP brasileiro no Fórum Mundial da ÁguaConselheiros do CNMP visitaram o estande do Ministério Público Brasileiro montado na feira do Fórum Mundial da Água (FMA), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Lauro Nogueira, Luciano Freire, Fábio Stica, Leonardo Accioly e Silvio Amorim estiveram no local entre os dias 20 e 22 de março para conhecer, de perto, a iniciativa que visa aproximar a instituição da sociedade. Prestigiaram o estande, também, a promotora de Justiça e membro auxiliar do Conselho, Tarcila Gomes e o secretário de Relações Institucionais do CNMP Nedens Ulisses Freire.

O Ministério Público participa pela primeira vez do evento, sob coordenação da Secretaria de Direitos Humanos do CNMP. “A novidade reflete a força do Ministério Público brasileiro como órgão de defesa dos interesses coletivos e especialmente de defesa do Meio Ambiente”, afirmou o conselheiro Lauro Machado. “O 8º Fórum Mundial da Água é uma oportunidade para o MP compartilhar experiências, se aproximar da sociedade e estabelecer cooperação com outras instituições em busca de soluções para defesa do direito humano fundamental de acesso à água”, acrescentou Luciano Freire.

Para o conselheiro Fábio Stica, a inserção do MP no evento é fundamental. “O Ministério Público é a instituição constitucionalmente incumbida de promover a proteção jurídica do Meio Ambiente, por isso, considero essencial a oportunidade de debater o tema e apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por promotores e procuradores de todo o país”, afirmou.

Já o conselheiro Leonardo Accioly lembrou que a atuação do MP é fundamental para preservação dos recursos hídricos brasileiros. “A gente vê uma realidade triste de poluição das nossas nascentes e mananciais, muitas vezes pelo próprio poder público, e cabe ao MP, como órgão fiscalizador, promover, além de boas práticas na área, o controle e a fiscalização efetivo para preservação das águas”, explicou. “Sinto-me honrado em presenciar e participar de momento tão importante para o CNMP! Preservar nossos recursos hídricos é mais do que pensar no ser humano: é apostar na sustentabilidade global", acrescentou o conselheiro Silvio Amorim. 

No estande, estão sendo apresentados projetos, ações e vídeos do CNMP, do Ministério Público Federal (MPF), da Escola Superior do Ministério Público (ESMPU) e unidades do Ministério Público estadual.

A feira é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição, onde estão presentes instituições interessadas em apresentar produtos, serviços e soluções relacionadas ao tema a consumidores, governos e sociedade em geral.

Árvore - Até hoje, 23 de março, os cidadãos podem deixar no estande sugestões ao Ministério Público brasileiro sobre propostas de ações para proteção dos recursos hídricos e garantia do direito humano à água. Os cartões estão sendo pendurados numa árvore montada no local, em referência à atuação da instituição na defesa do meio ambiente.

accioly paint

silvio

 

 

 

 

 

 

Fórum - Com a presença de dez chefes de estado, o Fórum Mundial da Água tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, para o benefício de toda a vida na Terra.

Estão presentes especialistas internacionais e representantes de órgãos oficiais e organizações não governamentais, Ministério Público, Judiciário, empresas públicas e privadas, além de entidades da sociedade civil. 

Confira, abaixo, a programação do estande nesta sexta-feira, 23 de março:

11h – Exibição do documentário Damocracy: o filme.

Realizado durante o ano de 2012, o filme mostra a realidade e as lutas dos atingidos pelas hidrelétricas de Belo Monte, no Brasil, e de Ilisu, na Turquia, e desconstrói o mito de que a hidreletrecidade é uma energia limpa, bem como traça paralelos sobre os impactos dos dois projetos nas populações locais e no meio ambiente.

11h40 – Exibição de imagens do Ato Denúncia por Direitos e Contra a Violência no Campo Realizado em 23 de maio de 2017, evento reuniu mais de 200 participantes, entre trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, defensores de direitos humanos, parlamentares e ativistas por justiça e paz no campo.

14h – Exibição do documentário Damocracy: o filme.

Realizado durante o ano de 2012, o filme mostra a realidade e as lutas dos atingidos pelas idrelétricas de Belo Monte, no Brasil, e de Ilisu, na Turquia, e desconstrói o mito de que a hidreletrecidade é uma energia limpa, bem como traça paralelos sobre os impactos dos dois projetos nas populações locais e no meio ambiente.

14h40 – Exibição de imagens do Ato Denúncia por Direitos e Contra a Violência no Campo Realizado em 23 de maio de 2017, o evento reuniu mais de 200 participantes, entre trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, defensores de direitos humanos, parlamentares e ativistas por paz e justiça no campo.

17h – Exibição do documentário Damocracy: o filme.

Realizado durante o ano de 2012, o filme mostra a realidade e as lutas dos atingidos pelas hidrelétricas de Belo Monte, no Brasil, e de Ilisu, na Turquia, e desconstrói o mito de que a hidreletrecidade é uma energia limpa, bem como traça paralelos sobre os impactos dos dois projetos nas populações locais e no meio ambiente.

17h40 – Exibição de imagens do Ato Denúncia por Direitos e Contra a Violência no Campo Realizado em 23 de maio de 2017, evento reuniu mais de 200 participantes, entre trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, defensores de direitos humanos, parlamentares e ativistas por paz e justiça no campo.

20h – Exibição do documentário Damocracy: o filme.

Realizado durante o ano de 2012, o filme mostra a realidade e as lutas dos atingidos pelas hidrelétricas de Belo Monte, no Brasil, e de Ilisu, na Turquia, e desconstrói o mito de que a hidreletrecidade é uma energia limpa, bem como traça paralelos sobre os impactos dos dois projetos nas populações locais e no meio ambiente.

20h40 – Exibição de imagens do Ato Denúncia por Direitos e Contra a Violência no Campo Realizado em 23 de maio de 2017, evento reuniu mais de 200 participantes, entre trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas, defensores de direitos humanos, parlamentares e ativistas por paz e justiça no campo.

Confira aqui as fotos do estande.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp