Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Começa a 1ª Reunião Ordinária de 2018 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Fórum Nacional de Gestão
Publicado em 9/4/18, às 16h58.

41305505252 422bf973d3paintpaint oComeçou nesta segunda-feira, 9 de abril, a 1ª Reunião Ordinária de 2018 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG/MP). O evento, que prossegue até esta terça-feira, dia 10, na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília-DF, foi aberto pelo conselheiro nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP), Sebastião Caixeta.

O FNG tem por objetivo promover o debate, o estudo, a análise, a discussão, a harmonização, a articulação e a implementação das melhores práticas de gestão para o suporte às atividades-fim do Ministério Público.

Na abertura, Sebastião Caixeta disse que os dois dias de evento serão de trabalho intenso, com a certeza de resultados bastante profícuos. “O FNG ressalta como é imprescindível o funcionamento competente da área-meio do Ministério Público brasileiro para que a atividade-fim possa render os frutos pelos quais a sociedade tanto espera. O principal objetivo é sempre prestar uma atividade relevante em prol da população brasileira”, falou.

O presidente da CPE/CNMP também destacou o quão importante é discutir melhores práticas de gestão em um contexto de difícil restrição orçamentária. “O momento nos impõe mais criatividade e responsabilidade. É fundamental que possamos identificar práticas exitosas, que nos ajudem a superar os problemas na área administrativa, para que sejam replicadas em diversas unidades do Ministério Público”, disse.

Além disso, Sebastião Caixeta ressaltou que o FNG será importante no novo desafio de construir o Panejamento Estratégico Nacional (PEN) 2020-2029 do Ministério Público brasileiro, cujo plano deverá ser apresentado ao Plenário do CNMP. “O PEN será uma obra democrática e coletiva, com a participação de todos os membros e servidores do MP. Conclamo a todos a que se engajem nisso para que tenhamos como resultado um trabalho eficaz e efetivo. A partir de hoje e ao longo de 2018 e 2019, vamos elaborar esse planejamento”, falou o presidente da CPE/CNMP.

Falou também durante a abertura do evento o vice-procurador-geral do Trabalho, Luiz Eduardo Guimarães Bojart, que considera o FNG extremamente importante e de grande repercussão no dia a dia institucional. “O Ministério Público brasileiro tem obrigações, deveres, requisitos e exigências muito rigorosas na gestão dos seus recursos públicos. Então, todo debate e aprofundamento que se faça para desenvolver nossa instituição no seu aspecto administrativo favorece nossa atuação-fim e beneficia toda a sociedade brasileira”, afirmou.

Também compuseram a mesa de abertura o corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira; o conselheiro do CNMP Lauro Machado Nogueira; e o secretário-geral adjunto do Conselho, Roberto Fuina.

Após a abertura, o procurador do Trabalho e coordenador-geral do FNG, Carlos Eduardo Almeida Martins de Andrade, conduziu a Plenária de nivelamento dos comitês.

As atividades prosseguem durante todo o dia com a reunião dos Representantes da Administração Superior (RAS) e dos comitês de comunicação, tecnologia da informação, gestão administrativa, gestão de pessoas e gestão orçamentária. Na terça-feira, pela manhã, as reuniões temáticas continuam e, à tarde, serão apresentados os trabalhos e as deliberações finais.

Clique aqui para ver a programação do FNG.

Veja aqui mais fotos do evento.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp