Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarao limitados. Em evento, conselheiros do CNMP discutem segurança institucional de membros e servidores do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público

Em evento, conselheiros do CNMP discutem segurança institucional de membros e servidores do Ministério PúblicoNos dias 9 e 10 de abril, os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Marcelo Weitzel, presidente da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP/CNMP), Fábio Stica e Dermeval Farias participaram, junto a membros de todo o MP brasileiro, da 16ª Reunião do Comitê de Políticas de Segurança Institucional (CPSI). O evento, realizado na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP), tratou da segurança institucional de membros e servidores do MP e de suas vertentes, como segurança da informação, de documentos e das instalações.

Na manhã do dia 9 de abril, os participantes debateram a respeito da segurança de membros do MP em visitas a unidades prisionais e fixaram pauta em colaboração com as atividades empreendidas pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP/CNMP), visando à edição de ato conjunto.

Durante a tarde, os presentes assistiram a exposições sobre ferramentas de segurança da informação em documentos e acerca de segurança nas instalações.

O dia 10 de abril destinou-se às discussões acerca da segurança pessoal de servidores e membros, com apresentação inicial realizada pelo chefe da Divisão de Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 2ª Região do Exército Brasileiro, coronel Marcos Aurélio Zeni.

Diante da relevância dos temas abordados, os presentes propuseram a inserção, em cursos de ingresso/vitaliciamento na carreira do Ministério Público, de alguns dos pontos discutidos, buscando a promoção e o incentivo para a implementação de uma cultura de segurança institucional.

O conselheiro Marcelo Weitzel, que também é gestor e coordenador estratégico do Sistema Nacional de Segurança Institucional do Ministério Público (SNS), aproveitou para agradecer a presença de Dermeval Farias, que preside a CSP/CNMP, e Fábio Stica, presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP, e ressaltou a reunião de esforços das comissões presididas pelos três conselheiros para a realização de projetos comuns.

A coordenação do evento foi promovida pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do CPSI, Elisa Fraga de Rego Monteiro, e pelo promotor de Justiça do MP/SP e vice-coordenador do CPSI, João Santa Terra Júnior. Houve a contribuição do promotor de Justiça Militar e membro auxiliar da CPAMP, Nelson Lacava Filho, o apoio do promotor de Justiça Militar em São Paulo Adilson Gutierrez, e dos demais integrantes da Secretaria Executiva de Segurança Institucional – SESI, quais sejam, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP/MA) Jerusa Capistrano Pinto Bandeira e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO) Giordane Alves Naves, além da assessora-chefe da CPAMP, Luciana Marinho Serra Negra.

Também estiveram presentes a membro auxiliar da CSP/CNMP Vanessa Wendhausen Cavallazzi e a assessora-chefe dessa comissão, Thays Rabelo da Costa.

*Com informações e foto do Núcleo de Comunicação Social do MP/SP

 

Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

 

Conteúdos Relacionados