Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. MPF, MPT e MPE recebem Corregedoria Nacional do MP no Espírito Santo - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 17/4/18, às 12h29.

mpe esO corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, e os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fábio Stica, Sebastião Caixeta, Dermeval Farias e Erick Venâncio visitaram, nessa segunda-feira, 16 de abril, a Procuradoria-Geral de Justiça no Espírito Santo (MP/ES); a Procuradoria da República (MPF/ES); e a Procuradoria do Trabalho (MPT/ES) – todas em Vitória, capital do Estado. As visitas fazem parte da correição-geral realizada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público no Estado do Espírito Santo.

A procuradora-geral de Justiça no Espírito Santo, Elda Marcia Moraes Spedo, foi a responsável por receber a equipe da Corregedoria Nacional no MPE/ES. Ela estava acompanhada pelo seu sucessor, o procurador-geral de Justiça eleito no Espírito Santo, Eder Pontes; pela corregedora-geral de Justiça no Estado, Carla Viana Cola;  e pelo ouvidor do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Eliezer Siqueira de Sousa, que também participaram do encontro com o corregedor nacional.

mpf esJá na Procuradoria da República (MPF/ES), Orlando Rochadel reuniu-se com membros do MPF/ES e com o procurador-chefe, Paulo Augusto Guaresqui. Na visita, o corregedor nacional falou sobre a relevância do espírito de fraternidade entre os ramos do Ministério Público e o Conselho: “ O MPF é muito importante para o CNMP”. Ele citou ainda o olhar da Corregedoria Nacional para a qualidade do trabalho dos membros do Ministério Público Federal e a transformação social que esse trabalho gera. Por fim, fez observações acerca da importância do respeito institucional em manifestações de membros do Ministério Público nas redes sociais. Já Guaresqui afirmou que a correição-geral era um “momento de reflexão, aprendizagem e correção de rumos”. Além de Rochadel e Guaresqui, o conselheiro Erick Venâncio fez o uso da palavra para lembrar que a correição é um momento de dialogar. O conselheiro Dermeval Farias endossou a ideia e complementou: “ O CNMP ajuda o MP ao fortalecer a transparência. Nós cobramos e queremos ser cobrados”. Por fim, Fábio Stica lembrou que correição-geral no Estado traz um projeto piloto que estabelece a parceria da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF/CNMP) com a Corregedoria Nacional nos trabalhos correicionais.

mpt esNa Procuradoria do Trabalho (MPT/ES), Orlando Rochadel conversou com membros do MPT/ES e com o procurador-chefe do Trabalho, Valério Soares Heringer, que afirmou: “Acredito que a Corregedoria Nacional ajudará a aperfeiçoar as nossas atividades. A visão da Corregedoria é a visão da sociedade brasileira. Vamos receber as orientações com a maior humildade e cumpri-las. Nossa Casa está aberta”. Em contrapartida, o representante do MPT no CNMP, conselheiro Sebastião Caixeta, disse que o trabalho de correição é colaborativo : “O Conselho também está aberto a críticas. O CNMP não quer ser temido, mas respeitado. A autoridade da instituição decorre do diálogo”. Após a reunião com os membros do MPT/ES, Rochadel conversou com os servidores da instituição, reiterando os pilares da sua gestão: amor e não temor; evolução humana e humanização; qualidade do trabalho; e unidade e indivisibilidade do MP.

As visitas foram acompanhadas pelo coordenador-geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, e pelo coordenador de correições e inspeções, Cesar Henrique Kluge.

Hoje, 17 de abril, a equipe da Corregedoria Nacional do MP prossegue com a agenda de visitas institucionais. Nesta semana, uma equipe composta por servidores e membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizará visitas para verificar a efetividade da atuação funcional do Ministério Público da União (Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho) e do Ministério Público Estadual, no Espírito Santo. A correição, realizada na capital e no interior do Estado, termina na próxima sexta-feira, 20 de abril.

Veja aqui mais fotos do evento.

Fotos: Vivian Oliveira (Ascom/CNMP). 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp