Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP participa do 23 º Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 23/4/18, às 16h22.
congresso cnmp
Os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Leonardo Accioly , Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, Lauro Nogueira e Sebastião Caixeta  participaram do 23º Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho (CNPT), realizado de 12 a 15 de abril, em São Paulo. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), teve como tema “O papel do MPT na construção jurisprudencial pós-reforma trabalhista”.
 
Durante o painel, em breve pronunciamento, cada conselheiro falou um pouco sobre o trabalho no CNMP e destacou  opiniões  sobre o órgão. Os integrantes do Conselho responderam também aos diversos questionamentos dos participantes do 23º CNPT.

O primeiro a falar foi o conselheiro Leonardo Accioly. De acordo com ele, hoje, tem-se uma ideia errada de que os órgãos correcionais não punem quem são representados, porém “o CNMP trabalha de maneira justa, mas rigorosa na punição daqueles que cometem desvios disciplinares, no entanto temos algumas dificuldades de fazer com que alguns tipos de punição consigam se efetivar, sobretudo aquela que trata da perda de cargo de um membro do MP”.

Ele disse que dentre as funções do CNMP está a preservação da autonomia do MP e ela tem a ver com o resguardo das prerrogativas da categoria. Informou ainda que o MPT tem sido parceiro fundamental na elaboração de políticas dentro da comissão da infância e da juventude. “Cada vez que convivo mais com o MPT, percebo que a instituição é promotora da justiça social e da democracia do nosso país”, informou.

O conselheiro Luís Fernando Bandeira de Mello Filho disse que a principal função do CNMP é a atividade de diálogo institucional e que aí está a importância de o órgão ser composto por membros do MP e membros não advindos do MP. “Isso nos dá capacidade de diálogo privilegiado entre as instituições e isso pode ser muito útil para o CNMP”, lembrou.

Ele ratificou ainda a preocupação de que o CNMP atue não só do ponto de vista correcional, mas também como espaço de diálogo para que se possa levar ao MP condições que possibilitem aos membros desempenharem “esse trabalho tão bonito e relevante como fazem”.

Já o conselheiro Lauro Nogueira disse que tem o CNMP como órgão fundamental para o fortalecimento do Ministério Público brasileiro, pois ele é o único que unifica todos os ramos do MP. Falou ainda que é gratificante ver o compromisso do MPT com diversos temas que envolvem o Conselho e destacou o que chamou de “furor” legislativo existente no CNMP. “O CNMP não foi criado para interferir na gestão e sim fortalecer o MP”, lembrou.

O representante do MPT no Conselho, Sebastião Caixeta, destacou o papel do CNMP de fortalecimento institucional e disse que sua primeira função é zelar pela autonomia do MP. “Esse órgão não é de pensamento único, monolítico, e é bom que assim seja. Que a gente tenha diversidade de pensamentos ali e de representação no CNMP, para poder bem cuidar das nobres e difíceis tarefas que a constituição incumbiu ao Conselho”, argumentou.

Ele falou também sobre a necessidade de se ter uma parcimônia de atos pelo Conselho, pois levam a uma situação de perplexidade já apontada e verificada pelo MP quanto a normas que se contradizem entre si. Caixeta falou ainda que a edição de normas pelo conselho é relevante e constitucional, mas ela precisa se submeter a um crivo de admissibilidade e um juízo prospectivo do beneficio que a norma possa trazer para  o MP e das dificuldades que ela imporá à instituição.

Por fim, o representante do MPT disse que a situação disciplinar não é a primeira e principal atuação do CNMP. “Os membros do Ministério Público são cumpridores dos seus deveres funcionais, em sua maioria, mas, como em toda instituição, temos colegas que cometem faltas, e algumas que são muito graves. Cabe ao CNMP poder fazer a identificação desses membros e a responsabilização deles na medida de justiça”, afirmou.
 
* Com informações da ANPT e do MPT
 
Foto: MPT 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp