Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP adere ao movimento Maio Lilás - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 2/5/18, às 18h54.
CNMP lilasO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) participa do movimento Maio Lilás, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade da importância da união e participação pacífica dos trabalhadores em atos coletivos para a defesa dos seus direitos. Para fazer referência à data, o prédio do Conselho recebe a cor lilás até o fim deste mês.
 
O responsável pela iniciativa do Maio Lilás é o Ministério Público do Trabalho (MPT). O mês foi escolhido devido à comemoração do Dia do Trabalho. Sindicatos, federações e centrais sindicais se unem em diversas ações durante o período.
 
Destaque-se que as liberdades de união e expressão são constitucionalmente garantidas no artigo 5º. A da liberdade sindical, por sua vez, no artigo 8º da Constituição da República de 1988.
 
Histórico
 
O lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.
 
MPT em quadrinhos

O projeto MPT em quadrinhos faz uso de códigos visuais e verbais das histórias em quadrinhos e leva a todos, de maneira lúdica, um mundo novo de direitos e saberes numa linguagem fácil e acessível. Assim, o leitor tem acesso a informações atuais do cotidiano, que ajudam a incorporar os poderes da informação e do conhecimento e a fazer valer os direitos e deveres dos trabalhadores.

Na edição de número 34, o personagem Douglas explica tudo o que sabe sobre o tema sindicatos, para tirar todas as dúvidas dos leitores sobre o assunto. Clique aqui para ler o quadrinho.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp