Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. HackFest 2018 é aberto, em João Pessoa - Conselho Nacional do Ministério Público
Combate à corrupção
Publicado em 16/8/18, às 18h57.

 

HackFest 2018 é aberto, em João PessoaO HackFest Por uma Sociedade Politicamente Participativa foi aberto na tarde desta quinta-feira, 16 de agosto, no auditório principal da Estação Cabo Branco, em João Pessoa, na Paraíba. O evento, que vai até o dia 19 de agosto, é uma realização do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Enfrentamento à Corrupção (CEC), e do Ministério Público do Estado da Paraíba (MP/PB), em parceria com seis instituições e o apoio de diversas outras.

A abertura do HackFest contou com a palestra ministrada pelo jornalista Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e editor do Estadão Dados, que falou sobre o jornalismo de dados. Também falou ao público  o ministro da Transparência e da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, que discursou sobre o uso de dados e da tecnologia para o controle social no combate à corrupção, mostrando ferramentas da CGU por meio das quais os cidadãos podem ter acesso às informações públicas.

O presidente da CEC, conselheiro do CNMP Silvio Amorim, esteve presente ao evento, acompanhado pelo conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello e a membro auxiliar da comissão, Luciana Ásper. “Ficamos honrados em apoiar iniciativas inovadoras, como o HackFest, que oportunizam a participação concreta da sociedade civil no enfrentamento à corrupção, mediante a construção de ferramentas tecnológicas para o incremento do controle social. Além disso, a CEC fomenta o uso da tecnologia da informação para o combate à corrupção”, falou Silvio Amorim.

16.08.18 abertura hackfest sitepaintpaint

Programação

Entre as atividades da programação do HackFest 2018 estão as palestras, oficinas e painéis, em que os presentes poderão acompanhar debates de grandes nomes nas áreas de combate à corrupção, finanças públicas, transparência e motivação para mudança.

O evento central é a “Maratona Hacker de Programação”, em que há mobilização coletiva de profissionais e estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública, controle e participação social – como tecnologia da informação, economia, contabilidade, administração, direito, engenharia, gestão, governança, entre outros. Juntos, eles conjugarão esforços para o desenvolvimento, produção e disponibilização de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos, jogos, plataformas e programas que venham a promover conscientização social e instrumentar a sociedade para efetiva participação na política e na gestão pública, bem como para realizar o controle social de políticas e gastos públicos.

Além da maratona de programação, nesta edição do HackFest haverá uma maratona de criação de projetos de lei de iniciativa popular, denominada “Virada Legislativa”. Os projetos criados serão adicionados ao “Mudamos”, um aplicativo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do RJ-ITS que permite a assinatura digital de projetos de lei de iniciativa popular.

Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção

O HackFest foi uma das iniciativas selecionadas pelo Banco de Propostas do #TodosJuntosContraCorrupção, realizado pela Ação 6 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), sob a coordenação do CNMP, no ano de 2017.

Saiba mais em todosjuntoscontracorrupcao.gov.br

Comissão de Enfrentamento à Corrupção

A CEC foi criada por meio da Resolução CNMP nº 185/2018, por iniciativa do conselheiro Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, atual presidente, eleito pelo Plenário.

Prevista para funcionar pelo período de dois anos, a CEC destina-se a fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à corrupção e tornar ainda mais eficiente a articulação voltada ao desenvolvimento de estratégias direcionadas ao aprimoramento da correspondente atuação do Ministério Público.

*Com informações da Comunicação do MP/PB

Fotos: CEC/CNMP e MP/PB.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp