Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Planejamento estratégico é destaque em reunião do Fórum Nacional de Gestão do MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 11/9/18, às 19h12.

FNGA 2ª Reunião Ordinária de 2018 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG-MP), organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), marca o começo do funcionamento do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica (CPGE). A reunião, que acontece na Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília, teve início nesta terça-feira, 11 de setembro, e segue até quarta-feira, 12 de setembro.

“A ideia é avançar na elaboração do planejamento estratégico, inclusive na atividade estruturante. Acreditamos que esse trabalho melhora a prestação de serviços do Ministério Público à população brasileira”, afirmou o conselheiro e presidente da CPE/CNMP, Sebastião Caixeta, na abertura do encontro. 

Antes, os temas ligados à gestão estratégica eram tratados no Comitê de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA). Agora, o CPGA vai tratar apenas de assuntos tipicamente administrativos, como licitações, contratos e obras.
 
Participaram da abertura do evento o secretário-geral adjunto do CNMP, Roberto Fuina Versiani; o secretário de Gestão Estratégica do CNMP, Weskley Rodrigues dos Santos; o subprocurador-geral do Trabalho Jeferson Luiz Pereira Coelho, representando o procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury; e o procurador-geral de Justiça Militar em exercício, Roberto Coutinho.
 
Pesquisa
 
No primeiro dia de reunião, foi apresentado o Diagnóstico do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Púbico brasileiro (PEN-MP) 2020-2019. O trabalho traz os resultados de pesquisa sobre as áreas de atuação do Ministério Público (MP), aplicada na internet, no período de 8 de maio a 8 de junho deste ano. Dez mil pessoas responderam ao questionário sobre os temas prioritários na atuação do MP, com uma nota de 1 a 5, sendo 1 para menos importante e 5 para mais importante.
 
Corrupção, segurança pública, educação e saúde foram apontados como os assuntos finalísticos mais relevantes. Na área estruturante, tecnologia da informação, gestão de pessoas, planejamento estratégico e comunicação social se destacaram. Cidadãos, representantes da sociedade civil, do executivo, do judiciário e do legislativo participaram da pesquisa.
  
Agora, os trabalhos continuam com a consolidação das respostas do questionário, para a definição de indicadores estratégicos, planos de implantação e modelos de gestão e governança. O planejamento estratégico conta, ainda, com entrevistas presenciais, audiências públicas e encontros regionais. O PEN-MP é desenvolvido pela CPE em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do CNMP.
 
*Com informações e foto da Ascom/PGT.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp