Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Evento simula encontros regionais para elaboração do Planejamento Nacional do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 18/9/18, às 19h19.

pen enc“Esse é o momento de fazermos um ensaio geral para os encontros regionais que serão realizados para a elaboração do Planejamento Estratégico Nacional”. Com essas palavras, o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sebastião Caixeta, abriu o encontro piloto na tarde desta terça-feira, 18/9, em Brasília. Com a participação de membros auxiliares e colaboradores que atuam no Conselho, a reunião simulou os eventos que ocorrerão até o fim do ano em sete capitais do país.

Ao contextualizar os participantes, Caixeta explicou que a iniciativa faz parte do projeto de elaboração do Planejamento Estratégico Nacional 2020-2029, aprovado pelo Plenário do CNMP no dia 10 de abril. Finalizada a parte de diagnóstico, que contou com aplicação de pesquisa à sociedade, chegou a hora da Comissão conversar com os membros de todo o país para buscar contribuições sobre os valores, visão de futuro, objetivos estratégicos e ações nacionais da instituição.

“Quero reforçar aqui que todo esse trabalho está sendo realizado por servidores e membros do próprio CNMP, sem consultoria de empresa externa, valorizando a nossa expertise e capacidade interna”, afirmou o conselheiro. “Quem conhece os problemas e a realidade específica da instituição são seus próprios integrantes”, defendeu.

A opção por valorizar a prata da Casa foi apoiada pela secretária-geral do CNMP, Adriana Zawada. “A condução desse trabalho por pessoas que fazem parte do Ministério Público fará toda a diferença. Minimizará resistências e trará resultados mais efetivos”, afirmou.

Contextualização

pen tresA promotora de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MP/MS) e membro auxiliar da CPE, Ana Lara de Castro, recebeu a incumbência de apresentar o projeto do Planejamento Estratégico Nacional 2020-2029. Ao oferecer embasamentos e explicar o contexto em que as atividades estão sendo realizadas, a promotora de Justiça incitou os colegas a refletirem: “Quais os maiores desafios do Planejamento Nacional na atualidade? Como conciliar as perspectivas transgeracionais numa sociedade moderna, que quer respostas para ontem?”, provocou, lembrando a importância da participação oportunizada naquele momento.

Em seguida, o procurador do Trabalho e membro auxiliar da Comissão, Carlos Eduardo de Andrade, falou sobre inovação. “Como inovar no Ministério Público? Fácil não é, mas nós temos vários caminhos. Aqui mesmo no CNMP, premiamos várias iniciativas inovadoras”, afirmou, citando o Prêmio CNMP, o banco nacional de projetos e as ações nacionais executadas pela CPE. “Todas essas iniciativas integram e fazem parte desse planejamento 2020-2029”, afirmou.

Ao explicar a metodologia que será utilizada nos encontros regionais, o secretário de Gestão Estratégica do CNMP, Weskley Rodrigues, garantiu que a dinâmica escolhida trará resultados efetivos. “Pensamos num método inovador, bem diferente daquelas reuniões chatas, cansativas e improdutivas. Vamos utilizar técnicas dinâmicas, inspiradas no design thinking e no design sprint”, afirmou, mostrando como seria executada a próxima etapa da reunião.

Por fim, a servidora da Secretaria de Gestão Estratégica, Jaqueline Barbosa, apresentou os resultados do diagnóstico realizado no escopo do projeto. A pesquisa, aplicada entre maio e junho deste ano, ouviu mais de 9 mil pessoas por meio de formulário eletrônico. “Essas informações, que são o ponto de partida para o nosso trabalho, já estão disponíveis numa ferramenta de Business Inteligence e podem ser consultadas por todos os interessados”, explicou, acessando os dados online e mostrando como funcionam os filtros da plataforma.

Mão na massa

Finalizada a abertura e a etapa de contextualização, os participantes foram convidados a colocarem a mão na massa. Por meio de dinâmicas que contaram com o uso de grandes painéis, post its e adesivos, os membros elegeram valores institucionais, propuseram a visão de futuro do MP e elencaram objetivos e ações estratégicas. O trabalho foi conduzido e monitorado pela equipe interdisciplinar instituída para a elaboração do PEN 2020-2029.

Encontros Regionais

pen dois Os encontros regionais serão realizados entre setembro e novembro em sete capitais do país: Belém, Manaus, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Luís, Salvador e Rio de Janeiro. As unidades da federação foram divididas em grupos de três a cinco estados, de forma a oportunizar participação de membros que atuam em diversas realidades sociais e culturais.
Cada evento reunirá integrantes do MP estadual, federal, do trabalho e militar. Os promotores e procuradores serão indicados pelas instituições em que trabalham. Após os sete encontros, será realizado um evento nacional, em Brasília, para o fechamento desta etapa do trabalho.

Para conhecer a agenda completa de encontros regionais e saber mais sobre a elaboração do Planejamento Estratégico Nacional, acesse aqui a página do projeto.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP). 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp