Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. “Conhecer a História é fundamental para a identidade da instituição”, diz Marcelo Weitzel em encontro de memoriais do MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 21/9/18, às 13h34.

 

“Conhecer a História é fundamental para a identidade da instituição”, diz Marcelo Weitzel em encontro de memoriais do MPO conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Marcelo Weitzel defendeu, nessa quinta-feira, 20 de setembro, o estímulo à conservação da história do MP como forma de preservação e construção da identidade da instituição. A sua fala foi dada durante a abertura do IX Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público, que acontece em Recife-PE, até esta sexta-feira, dia 21. O conselheiro Leonardo Accioly também esteve presente.

“Conhecer a História é fundamental para construir a identidade de uma instituição e de uma nação. O Ministério Público tem serviço prestado e precisa conhecer seu passado para seguir em sua caminhada de sucesso junto à sociedade. Graças a encontros como este é que pudemos evoluir para a criação dos memoriais em várias unidades do MP brasileiro”, destacou Marcelo Weitzel, que é presidente do Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (Coplaname).

Marcelo Weitzel também citou o projeto do CNMP Diálogo Cidadão, uma ação para registrar a memória oral do Ministério Público relativa à elaboração do texto da Constituição Federal de 1988. “Naquela época, não obstante a divergência de posicionamentos, as questões eram dirimidas pacificamente pelo diálogo. Lamento que, após 30 anos, em uma democracia consolidada, os debates sejam conduzidos pela intolerância”, falou o conselheiro, que também destacou o fato de a presidente do CNMP, Raquel Dodge, ter proporcionado o apoio necessário à realização do Diálogo Cidadão.

Durante a abertura, também houve homenagem à primeira mulher a ocupar o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Helena Caúla Reis, indicada pelo quinto constitucional.

Já durante a tarde dessa quinta, os participantes do Encontro visitaram o Memorial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no bairro do Recife, na área central da capital. No local, os participantes debateram procedimentos de conservação e restauro de documentos, além de atividades de catalogação, digitalização e disponibilização de documentos.

O evento prossegue nesta sexta-feira, com a mesa “Acessibilidade em espaços culturais” e a apresentação dos projetos “Memória e ação do MPF e suas contribuições” e “Personalidades do MP/RJ”. Ao final, será exibido o documentário “Curva do tempo: uma viagem pelas memórias do Ministério Público”, produzido pela Associação do Ministério Público de Pernambuco. No período da tarde, o Encontro será encerrado com uma visita guiada ao Paço do Frevo, museu localizado no bairro do Recife.

Também esteve presente na abertura do evento o ex-conselheiro do CNMP Antônio Duarte.

* Com informações e foto da Comunicação do MP/PE

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp