Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Estratégia Corporativa e Inovação marcam primeiro dia da I Mostra de Processos do Ministério Público Brasileiro - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 10/10/18, às 19h17.

 

Estratégia Corporativa e Inovação marcam primeiro dia da I Mostra de Processos do MP BrasileiroComeçou nessa terça-feira, 9 de outubro, em Recife-PE, sob a coordenação do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP/PE), a I Mostra de Processos do Ministério Público Brasileiro, uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), idealizada pelo Comitê de Políticas de Gestão Estratégicas do Fórum Nacional de Gestão do MP (FNG-MP). O evento tem por objetivo disseminar o conhecimento e fomentar a cultura de gestão de processo, por meio da apresentação de processos das diversas áreas de atuação do MP.

Nesse primeiro dia, o membro auxiliar da CPE/CNMP e coordenador do FNG-MP, Carlos Eduardo Andrade, elogiou o trabalho realizado pelo MP/PE. “Vocês são um exemplo de MP que está sempre inovando e têm uma equipe de membros e servidores muito capacitados e habilitados para esse tipo de área de atuação, ou seja, inovação como uma mola propulsora do Ministério Público Brasileiro”, afirmou.

O coordenador do FNG-MP comentou ainda que, além da realização de eventos como a Mostra de Processos, o Fórum ainda possui um Banco Nacional de Projetos, que também reúne iniciativas de programas estratégicos que podem servir de fonte de inspiração para todas as unidades do MP. Por fim, Andrade informou que a CPE/CNMP está elaborando, este ano, o Planejamento Estratégico Nacional (PEN) 2020-2029. “Estamos realizando, atualmente, vários encontros regionais para atividade finalística e pretendemos realizar um encontro envolvendo também a atividade estruturante, junto com o FNG-MP, para então poder fazer um acoplamento dos dois mapas estratégicos no final do ano”, finalizou.

Ao todo, cerca de 18 unidades do Ministério Público brasileiro participam da Mostra, que segue até a próxima quinta-feira, 11 de outubro, no auditório da sede da Procuradoria-Geral do Estado, localizado no Edifício Ipsep, na Rua do Sol, no bairro Santo Antônio. A estimativa é de que, nos três dias, sejam analisados cerca de 32 processos na área de planejamento estratégico.

Palestras

Na palestra inicial, “Principais entregas do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica do Fórum Nacional de Gestão do MP”, a coordenadora da Diretoria de Estrutura e Processos Organizacionais do Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG), Magali Medeiros, apresentou os principais produtos trabalhados no Grupo de Trabalho (GT) Processos do MP/MG: a Metodologia de Gestão de Processos; o roteiro para a Melhoria de Processo, que tem por função expandir e detalhar os passos da Metodologia de Processos; e o roteiro de implementação da Unidade de Processos, que tem por objetivo ser a unidade responsável pela gestão de processos com algumas diretrizes gerais e recomendações.

Na continuação, o sócio-diretor da empresa de consultoria EloGroup, Davi Almeida, ministrou a palestra “O papel dos Processos na Execução da Estratégia Corporativa” e pontuou que, para se cumprir o que está traçado no plano estratégico, é importante direcionar o que é prioridade na estratégia do órgão. “É preciso pôr em prática o que chamamos de cadeia de valor, para que o mapa estratégico não sirva apenas para ficar pendurado na parede. Um mapa com vários planos estratégicos dificilmente poderá ser executado com sucesso. É preciso ter um alinhamento, um diagnóstico e por último uma possibilidade de elaboração dessa estratégia para ser ter êxito”, comentou Almeida.

Após as palestras, foram apresentados cases de sucessos de gestão de processo das unidades do Ministério Público. O MP/PE abordou como foi utilizada a metodologia ágil Design Sprint para a elaboração da metodologia de construção do Mapa da Gestão Estratégica 2018-2023, elaborado pelos integrantes da instituição com a condução dos integrantes da Assessoria Ministerial de Planejamento Estratégico do MP/PE (AMPEO), com a ajuda dos diversos setores da instituição; e o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do MP/PE (MPLabs).

* Com informações e foto da Ascom do MP/PE.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp