Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão do Sistema Prisional do CNMP encerra atividades de inspeção no Ceará - Conselho Nacional do Ministério Público
Sistema prisional brasileiro
Publicado em 17/10/18, às 16h50.
 
comissão reuniãoOs integrantes da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP/CNMP) encerraram nessa terça-feira, 16 de outubro, a agenda institucional no Ceará, em reunião na sede da Procuradoria Geral de Justiça. Na ocasião, a equipe, liderada pelo conselheiro e presidente da CSP, Dermeval Farias, esteve com representantes do Ministério Público cearense, da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Controladoria Geral de Disciplina (CGD).
 
Além de Dermeval Farias, participaram da reunião o conselheiro Marcelo Weitzel e a membro auxiliar da CSP, Vanessa Cavallazzi. Também estiveram presentes o  procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios; o secretário adjunto da SSPDS, coronel Alexandre Ávila; o controlador geral de disciplina em respondência, Rodrigo Bona; o assessor de tecnologia da SSPDS, Davi Mota; a corregedora-geral do MPCE em respondência, Maria José Marinho; o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), André Clark; e o coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit), Régio Lima.
 
O encontro teve o objetivo de consolidar dados e informações da área da segurança pública no Ceará, em especial, acerca do sistema prisional e sobre o uso de novas tecnologias no combate ao crime. O conselheiro Marcelo Weitzel questionou à SSPDS acerca das ações que estão em andamento para diminuir os índices de violência no Ceará e a influência das facções criminosas no interior das unidades penitenciárias.
 
Alexandre Ávila dissertou sobre as ações do Programa de Prevenção Primária dos Crimes e detalhes do funcionamento do Sistema “Espia” que utiliza dados de câmeras de monitoramento em todo o Estado para controle de incidentes. “Conseguimos reduzir em 50% o número de roubos de veículos na Capital e conseguimos mais velocidade na recuperação dos carros roubados. Temos casos em que o veículo foi encontrado em menos de dez minutos. O ‘Espia’ já está integrado hoje com o Estado da Paraíba e a nossa meta é expandir para todos os estados que fazem divisa com o Ceará até 2019”, explica. Ele apresentou, ainda, os avanços nas tecnologias de identificação biométrica, capacitação para os policiais e aprimoramento das perícias. Rodrigo Bona destacou a importância da parceria com o Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), do MPCE, para o sucesso das operações de combate às facções criminosas nas unidades penitenciárias.
 
 Visita ao MPF/CE
 
Os conselheiros Dermeval Farias, Silvio Roberto Amorim, Marcelo Weitzel, além da membro auxiliar Vanessa Cavallazzi (CSP);  da assessora-chefe da CSP, Thays Rabelo da Costa; e o do coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), André Clark também visitaram na terça-feira, 16 de outubro,  o Ministério Público Federal no Ceará.
 
A visita de cortesia ocorreu no gabinete do procurador-chefe, Rômulo Conrado, na sede da Procuradoria da República no Ceará (PR/CE). Também participaram os procuradores da República: Nilce Cunha Rodrigues, Geraldo Assunção Tavares, Luiz Carlos Oliveira Júnior e Edmac Lima Trigueiro. Eles trataram de assuntos diversos, como a fiscalização dos membros do MPF na alocação de verbas federais para a melhoria do sistema penitenciário, não só no âmbito federal, mas também nos presídios estaduais.
 
* Com informações e foto da Assessoria de Imprensa do MP/CE

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp