Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Em reunião, UNCMP define eixos estruturantes para atuação em 2019 - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 25/10/18, às 14h06.

 

WhatsApp Image 2018 10 25 at 14.38.36paintpaintNessa segunda-feira, 22 de outubro, foi realizada, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF, a segunda reunião do Comitê Consultivo da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP). Na ocasião, foram definidos os eixos estruturantes para atuação da UNCMP no ano de 2019: ênfase em ações que tenham como resultado o desenvolvimento de competências com utilidade prática para membros e servidores do Ministério Público; e utilização de metodologias que enfoquem a vivência de situações práticas com resolução de casos e compartilhamento de possibilidades de ação. Além disso, escolheram-se os temas de destaque para o próximo, que serão: Eixo Políticas Públicas – orçamento, saúde e educação; Direitos humanos e questões de gênero; Eixo Autocomposição e Justiça Restaurativa; e Eixo Colaboração premiada, Acordo de não persecução penal, Juri e Organizações Criminosas.

Foi também discutida a necessidade de regulamentação dos cursos oficiais de ingresso, de formação inicial e de aperfeiçoamento de membros e servidores do Ministério Público. Na oportunidade, ficou definido que a UNCMP buscará estabelecer linhas gerais sobre a temática, permitindo a adequação às diversas realidades regionais e de cada ramo do MP. Para tanto, restou deliberada a instauração de procedimento em que serão colhidas sugestões e manifestações dos ramos do Ministério Público.

Ainda na reunião, foi apresentado, pelo membro do MP/RN André Mauro, um levantamento nacional feito pelo Colégio de Diretores de Escolas do MP referente às estruturas dos Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e escolas oficiais dos Ministérios Públicos; houve apresentação do resultado parcial das inscrições no cadastro consultivo de docentes da UNCMP; e foi discutido o planejamento acerca da elaboração do Plano Político Pedagógico da UNCMP para 2019 e 2020.

Veja abaixo os membros do Ministério Público que participaram da reunião.

Lauro Nogueira – presidente da UNCMP
Marcelo de Freitas – secretário executivo do Comitê e membro auxiliar da UNCMP
Renee Souza – membro auxiliar da UNCMP
André Mauro Lacerda – MP/RN – representante do nordeste
José Maria da Silva – MP/TO – representante do norte
Ana Paula Antunes – MP/GO – representante do centro-oeste
Antônio Carlos da Ponte – MP/SP – representante do sudeste
Vanessa Cavallazzi – MP/SC – representante do sul
Sandra Lia Simón – MPT

Clique aqui para ver a resolução que criou a UNCMP.

Veja aqui a resolução que institui o Regimento Interno da UNCMP.

Foto: UNCMP.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp