Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP adere à campanha Novembro Azul - Conselho Nacional do Ministério Público
Campanha
Publicado em 5/11/18, às 19h56.

 

 MG 5935paintPelo quinto ano consecutivo, o prédio do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília, adere à campanha Novembro Azul que visa a alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, segundo tipo de câncer que mais afeta os homens e o mais frequente nos que possuem mais de 50 anos. A partir desta segunda feira, 5 de novembro, o prédio recebe iluminação na cor azul.

O objetivo do Novembro Azul é conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em relação aos exames, visando a levar informações e esclarecimentos a todos em prol da saúde masculina.

O envelhecimento está entre os fatores de risco da doença, assim como o histórico familiar da doença, aspectos hormonais e ambientais, além de maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a identificação da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra – cuja prevenção deve ser iniciada aos 45 anos.

Histórico

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). No Brasil, foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp