Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Seminário - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 22/11/11, às 19h52.

CNMP debate direito e saúde em Brasília

“A atuação extrajudicial do Ministério Público é mais eficiente na defesa do direito à saúde que os processos na justiça.” A afirmativa foi um dos destaques da palestra do corregedor nacional do Ministério Público, Jeferson Luiz Coelho, no Seminário Nacional sobre Direito e Saúde, nesta terça-feira, 22 de novembro, em Brasília. O evento é promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Publico (CNMP) em parceria com a Advocacia Geral da União (AGU), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério da Saúde e a Universidade de São Paulo (USP), entre outras instituições.

O corregedor nacional participou do painel de abertura do seminário, que discutiu a atuação dos poderes públicos em defesa da saúde. Ele abriu a palestra ressaltando que o tema é muito importante para o Ministério Público. “A defesa dos direitos sociais, entre eles a saúde, é prioridade para os MPs e para o CNMP, que se encarrega da interação e articulação entre as instituições, visando resultados mais eficientes para a sociedade”, afirmou.

Para ele, a saúde é o estado completo de bem-estar físico, mental e social. “O acesso à ela, no sentido mais amplo, requer o esforço de todos, em especial do Estado. O MP deve ter atuação incisiva no combate à omissão administrativa para que a inércia estatal não viole a constituição”, disse.

Quanto à judicialização da saúde, o corregedor enfatizou que as ações civis, recomendações e termos de ajustamento de conduta, por exemplo, são instrumentos à disposição de promotores e procuradores que trazem resultados mais eficientes que as ações na justiça. “A atuação extrajudicial é menos morosa, tem menos custos e possui mais reflexos sociais”, explicou o corregedor.

Também participaram do painel o conselheiro do CNJ Nery José de Freitas, o deputado federal e presidente da Subcomissão do SUS da Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, Rogério Carvalho (PT/SE) e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Sáude, Luiz Odorico de Andrade. Os trabalhos foram presididos pelo consultor jurídico do Ministério da Saúde, Jean Keiji Uema.

Outros debates -
O conselheiro Luiz Moreira Gomes Junior também participou do debate, na tarde desta terça-feira. Durante o painel que tratou de controle judicial das políticas públicas, debateu-se a judicialização das políticas públicas como meio para se conseguir remédios, tratamentos médicos e outras garantias constitucionais.

Além do conselheiro Luiz Moreira, participaram do painel o professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica do Rio de Grande do Sul Ingo Wolfgang Sarlet, a professora da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas Maria Paula Dallari Bucci,o advogado e professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Luis Roberto Barroso e o secretário executivo da Casa Civil da Presidência da República Beto Ferreira Martins Vasconcelos.

Serviço

O Seminário Nacional sobre Direito e Saúde acontece de hoje à quinta-feira, 24 de novembro, na Fundação Fiocruz, que fica na avenida L3 norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, em Brasília. Cerca de 200 pessoas participam do evento.

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
(61) 3366-9124/ (61) 3366-9134


Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp