Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Membros do MP, especialistas e cidadãos participam de audiência pública sobre liberdade de expressão - Conselho Nacional do Ministério Público
Direitos fundamentais
Publicado em 5/6/19, às 18h08.

 

Liberdade de expressao membros MPMembros do Ministério Público, especialistas e cidadãos que se inscreveram terão até dez minutos para se posicionarem contra ou a favor da normatização pelo Conselho Nacional do Ministério Público sobre o tema da audiência pública “Liberdade de expressão dos membros do Ministério Público brasileiro”. O evento será realizado no dia 12 de junho, na sede do CNMP, em Brasília, das 9h às 16h30.

Promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), a audiência pública ouvirá a sociedade civil, autoridades e peritos no assunto. O evento será transmitido, em tempo real, pelo canal do CNMP no YouTube.

Pela manhã, farão exposições orais representantes de diversas organizações, como a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); Associação Nacional dos Membros da Justiça do Trabalho (Anamatra); Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); E Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

À tarde, as manifestações serão feitas por integrantes do Ministério Público do Estado de Pernambuco, da Procuradoria-Geral do Trabalho, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, além entre outros.

O cidadão que desejar comparecer apenas na qualidade de ouvinte poderá assinar a lista de presença no momento do evento, sem a necessidade de inscrição prévia.

Veja aqui a programação e os nomes dos expositores inscritos.

Audiência

A iniciativa da audiência consta no Procedimento Interno de Comissão (PIC) nº 101/2018-18, instaurado pelo conselheiro e presidente da CDDF/CNMP, Valter Shuenquener, visando a empreender estudos sobre o tema.

Na abertura do procedimento, Shuenquener destaca que o Plenário do CNMP tem se deparado com procedimentos administrativos, em grande parte, de caráter disciplinar, relacionados a manifestações dos membros do MP brasileiro em veículos de imprensa e em redes sociais. Ele ressalta que, nos julgamentos dos casos concretos, o Colegiado está em processo de construção de um entendimento consolidado sobre o tema. Para o conselheiro, portanto, é preciso a “inauguração de um amplo debate público acerca da necessidade de regulamentação de parâmetros para a publicação de juízos de valor de membros do MP relativos a pessoas e fatos objetos de processos e investigações em curso”.

Ainda segundo Shuenquener, a instauração do procedimento tem o intuito de deflagrar um amplo debate democrático, em razão da instantaneidade e da grande profusão de informações na contemporaneidade: “Não se imporá qualquer mudança ou preconcepção quanto ao tratamento do tema. Ao contrário, a discussão englobará as variadas possibilidades, inclusive quanto à necessidade de regulamentação da matéria”, afirmou o conselheiro.

Também como iniciativa integrante do PIC nº 101/2018-18, a CDDF/CNMP recebeu, em fevereiro e março de 2019, de membros do Ministério Público, entidades de classe, instituições e sociedade civil, sugestões de redação para regulamentar o tema da liberdade de expressão dos membros do MP brasileiro.

Pesquisa de opinião on-line

Por iniciativa do PIC nº 101/2018-18, está no ar, até 11 de junho, uma pesquisa de opinião on-line que pode ser respondida por qualquer cidadão disposto a ajudar o CNMP no debate sobre a liberdade de expressão no Ministério Público brasileiro.

Clique aqui para responder a pesquisa. É rápido, são apenas três perguntas. Sua participação é muito importante.

Leia mais sobre o assunto

Pós-doutor em Direito, Ingo Sarlet é o convidado para abrir audiência pública sobre liberdade de expressão no MP

Inscrições para apresentar fala em audiência pública sobre liberdade de expressão no MP brasileiro vão até 31 de maio

Cidadão pode ajudar CNMP em debate sobre liberdade de expressão no Ministério Público brasileiro

CNMP recebe sugestões sobre liberdade de expressão dos membros do Ministério Público

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp