Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. “Sucesso é esforço e planejamento, nunca é sorte”, diz Leandro Karnal, em congresso de gestão do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Congresso de Gestão
Publicado em 23/8/19, às 15h01.

leandro karnal congressoTempo, sociabilidade, planejamento, comunicação e corpo são as atitudes que devem ser levadas em conta para a realização de ações transformadoras na vida profissional e pessoal e que, em consequência, estabelecem chances matemáticas de sucesso. O assunto foi abordado nesta sexta-feira, 23 de agosto, em palestra ministrada pelo professor e historiador Leandro Karnal (foto), durante o encerramento do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, que começou ontem, dia 22, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília.

Durante a palestra, intitulada “Cinco atitudes transformadoras”, o público teve a oportunidade de refletir acerca de questões sobre mudanças de vida, escolhas e decisões certas e transformação de obstáculos em sucesso. “Sucesso é insistência no esforço e planejamento, nunca é sorte”, afirmou Karnal.

O professor complementou que o sucesso é um início de um processo que leva tempo. “O tempo é a matéria-prima da vida. Por isso, temos de responder a algumas perguntas, como ‘quanto tempo da minha vida vou levar para adquirir um bem? Vale a pena eu gastar muito tempo para comprar um produto?’”, afirmou.

Sobre sociabilidade, Karnal salientou a necessidade de as pessoas interagirem entre si, mas sempre de forma tolerante e equilibrada. “Temos de ter em mente que nosso limite é a pessoa alheia, ou seja, com quem interagimos”. Com base nas ações decorrentes do tempo e da sociabilidade, Karnal afirmou que pode ser feito um planejamento. “O futuro não pode ser controlado, mas pode ser bem preparado”.

Outra atitude apontada pelo professor como transformadora da vida pessoal e profissional é a comunicação. “O que queremos comunicar? Para quem? Como? Para sermos entendidos, temos que falar com clareza. As ferramentas auxiliares para uma boa comunicação são o olhar, a síntese e a simpatia”.

Os cuidados com o corpo são outra atitude apontada como fundamental por Karnal. Nesse sentido, ele apontou a importância de dar atenção à alimentação saudável, à atividade física, ao relaxamento, ao sono e à vida afetiva.

No fim da palestra, Karnal doou um exemplar do livro “Felicidade - modos de usar: um debate entre três grandes pensadores sobre o que nos faz feliz” ao programa “Livrômetro”, ação na qual o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) recebe livros que serão repassados a instituições públicas de ensinos superior e médio, além de unidades carcerárias e de internação. “Essa iniciativa é muito boa. O Brasil precisa desesperadamente de gente que leia. Doar um livro é doar uma semente”, concluiu Karnal.

Encerramento – A secretária-geral do CNMP, Cristina Melo, encerrou o 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, cujo tema foi “Ministério Público e Agenda 2030: resolutividade e os objetivos de desenvolvimento sustentável”.

A secretária-geral destacou que foram meses intensos de organização com reflexões e debates e muito trabalho para tornar possível a realização do congresso. “Tivemos, ao longo desse processo, uma equipe técnica comprometida e competente, composta por mais de 50 profissionais, entre membros, servidores, estagiários, terceirizados e colaboradores em geral. A programação foi construída coletivamente. Tenho certeza de que o congresso agregou e espero a concretização do sentimento de transformação social para que o Ministério Público possa alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável”, concluiu Cristina.

Veja aqui fotos do evento.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp