Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conexão MP: podcast traz desarticulação de fraudes na compra de respiradores pela Operação Apneia - Conselho Nacional do Ministério Público
Combate à corrupção
Publicado em 31/7/20, às 14h40.

Imagem Conexão MPEmpresas fantasma e um contrato milionário para o fornecimento de respiradores pulmonares sem certificação à Prefeitura de Recife. Este é o cenário investigado pela Operação Apneia. Nesta edição, o Conexão MP traz as estratégias de articulação institucional empregadas na investigação responsável por desarticular um esquema que operou fraudes que somam mais de dez milhões de reais, durante a pandemia.

Responsável pela Operação em Pernambuco, a procuradora da República Silvia Regina Pontes conversou com o Conexão MP sobre boas práticas utilizadas na investigação e quais os próximos passos para a responsabilização dos envolvidos no esquema. Uma das estratégias da operação envolve a cooperação entre diferentes unidades do Ministério Público Federal para garantir a apreensão dos equipamentos em uso: “Dada a gravidade dos fatos, que envolvem não somente corrupção, mas crimes contra a saúde pública, que são hediondos, solicitamos a cooperação com as unidades de São Paulo e Rio de Janeiro”, destaca a procuradora da República.

O podcast também traz entrevista com o procurador do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, sobre a adequação de provas para o compartilhamento com órgãos parceiros, além de um bate-papo com a pneumologista e professora da Universidade de Brasília Verônica Amado sobre a importância da certificação adequada de insumos no combate à pandemia da Covid-19.

Podcast

O Conexão MP é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) para fomento do diálogo entre membros e servidores do Ministério Público brasileiro. Em formato de podcast, é produzido e distribuído pelas Secretarias de Comunicação do Ministério Público Federal e do CNMP.

Você pode ouvir o Conexão MP no Spotify e no site www.conexao.mp.br

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp