Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com foco em vítimas ambientais, 5ª edição do CNMP Talks trata sobre racismo ambiental e justiça climática - Conselho Nacional do Ministério Público
Defesa das Vítimas
Publicado em 15/5/23, às 09h00.

O Conselho Nacional do Ministério Público realiza, nessa quinta-feira, 18 de maio, mais uma edição do projeto CNMP Talks. O evento, que será realizado no plenário do Conselho, terá início às 10 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

O novo episódio vai discutir o tema “Vítimas ambientais: racismo ambiental e justiça climática”. Os termos dizem respeito à desigualdade e à sobrecarga de riscos e prejuízos socioambientais a que grupos étnicos vulnerabilizados estão sendo expostos cotidianamente. Além disso, reconhecem que a crise climática afeta de formas distintas grupos e comunidades diferentes.

Para tratar do tema, o projeto receberá, como expositoras, a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-racial do Ministério Público do Estado do Pará, Lílian Regina Furtado Braga; e a especialista em Direito Agrário e Fundiário, Railana Neres.

CNMP Talks

Criado no âmbito do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, o CNMP Talks tem o objetivo de mostrar temas de valor social e de impacto positivo no atendimento à vítima no Brasil. Nas edições anteriores, o projeto abordou temas que envolvem o combate à violência doméstica e ao discurso de ódio, bem como a reparação de danos às vítimas mulheres e seus dependentes.

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas

O objetivo do Movimento é desenvolver ações coordenadas que buscam a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro. O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização institucional.

Acesse aqui o portal do Movimento.

Agenda

Evento: CNMP Talks - “Vítimas ambientais: racismo ambiental e justiça climática”

Data: 18 de maio

Horário: das 10h às 12h

Local: Plenário do Conselho

Transmissão:  www.youtube.com/conselhodomp

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp