Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ação Nacional - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 27/11/12, às 11h55.

Boa práticas são difundidas durante encontro regional, realizado em Cuiabá

Integrantes dos Ministérios Públicos Estaduais e das Unidades do Ministério Público da União em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo participam nesta segunda e terça-feira (26 e 27/11), do 4º Encontro Regional da Ação Nacional 2011/2015 que está sendo promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Cuiabá. Cerca de 80 pessoas participaram da abertura do evento.

Durante a solenidade, a presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, conselheira Cláudia Chagas, fez uma explanação sobre os principais projetos desenvolvidos pelo CNMP e informou que o Planejamento Estratégico está em sua segunda etapa. “Na primeira fase, reunimos representantes do MT, MS e São Paulo para apresentar o planejamento estratégico. Agora, nesta segunda fase, estamos retornando para demonstrar os resultados das discussões da primeira etapa e apresentar o próximo passo, que é o banco nacional de projetos”, destacou a conselheira.

O conselheiro do CNMP, Fabiano Silveira, ressaltou a importância do planejamento estratégico para a obtenção de resultados eficazes na atuação do Ministério Público Brasileiro. “Tenho certeza que se cultivarmos bem esses valores, colheremos bons resultados. No banco nacional de projetos, os Ministérios Públicos estão oferecendo o que há de melhor”, disse.

O procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho, lembrou que encontros desta natureza possibilitam o intercâmbio de informações e propiciam a definição de estratégias de atuação. “Para nós, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, é uma honra sediar este evento. Temos bons projetos sendo desenvolvidos em nosso Estado, assim como em outros Ministérios Públicos que, com certeza, serão compartilhados”, afirmou.

O secretário-geral do Ministério Público da União, procurador da República Lauro Pinto Cardoso Neto, ressaltou que o compartilhamento de informações entre as unidades do Ministério Público Brasileiro garantirá a otimização dos trabalhos desenvolvidos e a potencialização das iniciativas bem sucedidas. “Além da difusão das boas práticas, os eventos regionais vêm proporcionando a integração do MP Brasileiro, que tem se tornado mais atuante a partir de prioridades estabelecidas pelo CNMP”, disse.

Projetos

“Lá em Casa quem Manda é o Respeito”. Este é o nome do primeiro projeto inserido pelo Ministério Público de Mato Grosso no Banco Nacional de Projetos do CNMP. A iniciativa, implementada pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, tem como público alvo cidadãos acusados de praticar violência doméstica. O projeto é executado por meio de palestras sobre o tema em penitenciárias, cadeias, empresas e demais locais com grande concentração de pessoas do sexo masculino.

“Também realizamos 'rodas de conversas' e espaços de fala para os homens, mediadas por psicólogas e assistentes sociais. Os detentos atendidos pelo projeto recebem ainda cartilha com informações sobre relação familiar, educação dos filhos, violência doméstica e Lei Maria da Penha”, destacou a promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa.

Durante o 4º Encontro Regional, também foram apresentados o projeto 'Argus', pelo procurador-geral de Justiça Militar, Marcelo Wetzel Rabello de Souza; o projeto 'Desdobramento do Planejamento Estratégico Institucional', pelo secretário-geral do Ministério Público da União, procurador da República Lauro Pinto Cardoso Neto; o projeto 'Proteção e Inserção do Adolescente na Comunidade', pelo promotor de Justiça Luiz Henrique Pacini Costa, do Ministério Público de São Paulo; o projeto 'Promotoria Comunitária: MP mais perto de você', pelo promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul; e o projeto 'MPT Ambiental', pela procuradora do Trabalho, Simone Beatriz Assis de Resende.

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp