Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ouvidoria do CNMP promove curso de capacitação - Conselho Nacional do Ministério Público
Ouvidoria Nacional
Publicado em 18/4/16, às 19h28.

curso ouvidoriaNa última semana, entre os dias 12 e 14 de abril, a Ouvidoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) promoveu o primeiro curso de capacitação direcionado aos servidores de ouvidorias do Ministério Público brasileiro. O evento, ocorrido na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), é um desdobramento da Ação Nacional: Integração e Aprimoramento das Ouvidorias do Ministério Público, que foi realizada durante o 6º Congresso de Gestão em novembro de 2015.

Por meio do evento, o ouvidor nacional do CNMP, Sérgio Ricardo de Souza, buscou promover o crescimento e o desenvolvimento das ouvidorias do Ministério Público brasileiro, a fim de padronizar os atendimentos e a excelência na facilitação de diálogos entre as ouvidorias. Entre os temas abordados no dia, estão as teorias do conflito e o panorama dos métodos de resolução e gestão de conflitos; além de percepções, comunicação e sentimentos pessoais.

A promotora de Justiça e membro auxiliar do CNMP, Luciana Chamoun, agradeceu o acolhimento do MPDFT e parabenizou pelo trabalho de excelência. “O atendimento precisa de mais. É necessária uma qualificação, e o primeiro atendimento também precisa receber treinamento. Tudo começa na portaria. Então queremos que todos – da portaria ao membro –, ou seja, do começo ao fim do atendimento, estejam qualificados para essa escuta”, afirmou Luciana Chamoun.

Os instrutores do curso, o servidor da Ouvidoria do MPDFT Vanderlei Santos e o servidor da Ouvidoria do CNMP Vladimir Borges realizaram dinâmicas de grupo e discutiram casos com os participantes. Para Vladimir Borges, que atuou como mediador, as ouvidorias poderiam utilizar os conhecimentos de mediação. “Temos que entender o que a pessoa quis dizer, e não apenas o que ela disse. Nem sempre o que a pessoa pede é aquilo que ela quer. Precisamos usar as ferramentas disponíveis para perceber o máximo possível”, acredita.

Vanderlei Santos, por sua vez, considera que “quem procura o Ministério Público não traz somente um problema, mas um pedaço da vida dela”. Para ele, só pode haver entendimento no atendimento se o servidor estiver presente de fato. “A Ouvidoria é especial porque o servidor que está ali apresenta a instituição para a própria instituição e para quem vem de fora e nos procura”, afirma o servidor.

Foto: Ouvidoria/CNMP

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp