Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Carta de deliberações busca aprimorar sistema de uniformização processual - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 19/5/9, às 18h53.

Uma comissão formada por representantes da área de tecnologia da informação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além dos Ministérios Públicos de Goiás (MP/GO) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), esteve em Porto Velho (RO), no período de 11 a 13 de maio, para avaliar o projeto-piloto de implantação de tabelas processuais unificadas, desenvolvido pelo Ministério Público de Rondônia (MP/RO).

Ao final do encontro, o grupo elaborou uma Carta de Deliberações, a fim de consolidar a padronização de classes, assuntos e movimentos dos processos, permitindo a integração entre os sistemas do Ministério Público e do Poder Judiciário.

O documento propôs ao CNMP que promova a coleta de sugestões de todos os ramos do Ministério Público brasileiro por meio de ferramenta eletrônica de colaboração (Sistema de Gestão das Tabelas Processuais Unificadas), nos mesmos moldes realizados pelo Conselho Nacional de Justiça. Também sugeriu a criação de um Comitê Nacional Gestor de Tabelas, integrando um Ministério Público de cada região do país, e composto por membro afeto à área da Corregedoria-Geral e um representante da área de Tecnologia da Informação, a serem indicados pelos respectivos procuradores-gerais de Justiça.

Aos Ministérios Públicos foi recomendado que discutam as propostas, oferecendo ao CNMP – caso julguem conveniente – críticas e ideias para a concretização de seus objetivos institucionais, processo digital e assuntos correlatos.

Os MPs participantes das discussões em Porto Velho se comprometeram a analisar a compatibilidade da proposta do MP/RO, no prazo de 60 dias, propondo alterações que atendam às características de sua instituição. O Conselho Nacional do Ministério Público pretende levar a uniformização processual a todas as unidades do MP no país.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério Público de Rondônia.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp