Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP adere ao movimento “Novembro Azul” - Conselho Nacional do Ministério Público
Saúde
Publicado em 3/11/16, às 14h58.

01 Banner notícia Novembro AzulPara conscientizar o público masculino sobre a prevenção contra o câncer de próstata, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) participa do movimento “Novembro Azul” pelo terceiro ano consecutivo. Para fazer referência à data, o site recebe a cor azul.

A iniciativa tem a finalidade de alertar os homens, a partir de 50 anos, para o diagnóstico precoce da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), aproximadamente 51% dos homens não realizam consultas periódicas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), se a doença for descoberta na fase inicial, as chances de cura chegam a aproximadamente 90%.

Ainda segundo a SBU, obesidade e má alimentação são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento da doença, que também pode ocorrer por hereditariedade e tem maior incidência em negros. Se esses sinais aparecerem é porque a doença já está em estágio avançado, sendo necessário que a prevenção se inicie aos 45 anos.

História do movimento

A campanha teve início na Austrália em 2003. No Brasil, o movimento foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela vida em parceria com a SBU. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos e órgãos públicos.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp