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Processos

Toda organização é criada com objetivos e atribuições claras, definidos como missão institucional. Para o alcance desses objetivos, são desenvolvidas diversas atividades que, em conjunto, podem ser enquadradas como processos.

Entende-se por processo, todo e qualquer conjunto de atividades correlacionadas, desenvolvidas com o objetivo de gerar resultados (claramente definidos) à organização, com um início e fim determinados. Essas atividades se relacionam por um ordenamento lógico, e são utilizadas para transformar entradas (insumos ou inputs) em saídas (resultados ou outputs), buscando o alcance da meta ou objetivo relacionados ao seu processo de trabalho.

De uma forma simplificada, o processo pode ser considerado como aquelas atividades de rotina, desempenhadas por cada setor da instituição, descrito por uma sequência de passos que destacam o que e como devem ser realizadas cada uma de suas atividades.

A gestão por processos pressupõe que os processos não são apenas identificados, com as suas atividades destacadas, mas que a organização atue em sua gestão, utilizando-se os processos de trabalho mapeados, atribuindo indicadores de desempenho para que possa avaliar o andamento de seus processos e propor melhorias ao funcionamento de cada um deles, e, por consequência, da instituição como um todo.

Nesse contexto, o Conselho Nacional do Ministério Público tem avançado bastante no sentido de se implementar uma gestão por processos efetiva na instituição, tendo desenvolvido uma metodologia própria para o direcionamento das atividades de mapeamento e gestão, divulgando e aplicando-a em todas as suas unidades administrativas e finalísticas.

Para auxiliá-lo nessa missão, o CNMP definiu enquanto um de seus projetos estratégicos “Mapeamento dos processos de trabalho”, coordenado pelo Núcleo de Processos e Excelência Organizacional (NUPEO), setor da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) que atua como escritório de processos do Conselho. Esse projeto envolveu, além do mapeamento de um número específico de rotinas de setores diversos, a capacitação de servidores em gestão por processos, os quais se tornaram multiplicadores (líderes de melhoria e inovação) para a organização, que chegou ao resultado de 74% (setenta e quatro por cento) de seus fluxos de trabalho mapeados até 2016.

De modo a fornecer uma visão mais gerencial, e que possa representar a realidade do Conselho a nível dos seus principais processos de negócio (macroprocessos) e a forma como contribuem aos clientes da instituição (Sociedade e MP brasileiro), o CNMP também desenvolveu a sua Cadeia de Valor, proporcionando essa dimensão de quais processos entregam resultados a seus clientes (finalísticos), e quais são realizados para o direcionamento (gerenciais) e manutenção da instituição (de suporte).

Por fim, em conjunto com as frentes de projetos, estratégia e monitoramento, os processos visam a estruturar e desdobrar as ações de planejamento traçadas por cada setor, dando concretude às ações propostas nos Planos de Gestão, Planos Diretores e no Planejamento Estratégico da Instituição.