Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Internautas podem participar de debate sobre a história do Ministério Público na Constituição Federal - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 20/8/18, às 17h40.
diálogo cidadão
Interagir enviando comentários e perguntas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É dessa forma que os internautas poderão participar do “Talk show sobre os 30 anos da Constituição: o Ministério Público na Constituinte”, que será transmitido, em tempo real, pelo stories do perfil do Conselho Nacional do Ministério Público no Instagram (@cnmpoficial). O evento, que será realizado no dia 23 de agosto, das 9h às 13h, no auditório do CNMP, será uma conversa entre membros que participaram da elaboração e da inclusão do MP na Constituição Federal de 1988.
 
O talk show integra o projeto “Diálogo cidadão: reflexões do passado, olhar para o futuro” e será aberto às pessoas ligadas à área do Direito e ao público em geral. Interessados devem confirmar presença pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
O encontro será gravado e, posteriormente, publicado, na íntegra, no canal do CNMP no YouTube.
 
A conversa
 
Por meio de depoimentos e de bate-papos, serão rememorados os debates, as discussões e os bastidores travados durante a Assembleia Nacional Constituinte que culminou com a atual estruturação do Ministério Público na Constituição de 1988, que completa 30 anos no dia 5 de outubro.
 
O que se pretendia com o novo Ministério Público? Como foi idealizado? Como seria o perfil da instituição? Quais as dificuldades encontradas? Essas e outras questões serão abordadas por membros do Ministério Público que trabalharam na concepção e na finalização do texto constitucional que inseriu o MP como função essencial à Justiça.
 
Os depoimentos servirão, também, como os primeiros registros para a história oral do Ministério Público brasileiro e do CNMP, projeto idealizado pelo Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (Coplaname), previsto para ser implementado neste ano.
 
O encontro será aberto pela presidente do CNMP e procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e conduzida pelo conselheiro que preside o Coplaname, Marcelo Weitzel, e membros auxiliares do CNMP.
 
Função essencial à Justiça – O Ministério Público foi incluído nos artigos 127 a 130 da Constituição Federal de 1988 como função essencial à Justiça. O texto estabelece que o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
 
Veja aqui a relação de todos os convidados.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp