Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Mais de 60% é a favor da garantia de representatividade das mulheres em eventos jurídicos do MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Direitos fundamentais
Publicado em 8/11/18, às 16h38.

enquete MPSessenta e dois por cento das pessoas que responderam a pesquisa de opinião aplicada pelo Conselho Nacional do Ministério são a favor de que o CNMP crie uma regra que obrigue a participação de um percentual mínimo de mulheres como palestrantes em eventos jurídicos do Ministério Público. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 8 de novembro, pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF).

Qualquer cidadão pôde participar da enquete, que ficou disponível no site do CNMP de 21 de setembro a 17 de outubro. O resultado da pesquisa irá auxiliar a CDDF a fazer um diagnóstico e elaborar estudos sobre o tema.

Responderam a pesquisa 1.129 pessoas, das quais 702 (62,18%) se manifestaram a favor de que o CNMP crie regra que obrigue a participação de percentual mínimo de mulheres como palestrantes em eventos jurídicos do MP. Já 427 (37,82%) responderam que não são a favor da criação da citada regra. Dos respondentes, novecentas e noventa pessoas (87,69%) disseram que trabalham no MP.

Em agosto deste ano, o conselheiro e presidente da CDDF/CNMP, Valter Shuenquener, instaurou procedimento interno de comissão (PIC) com o objetivo de empreender estudos relacionados à representatividade das mulheres em eventos jurídicos na qualidade de palestrantes, conferencistas, debatedoras e congêneres.

O procedimento determinou, também, entre outras medidas, a expedição de ofício circular a todos os ramos do Ministério Público para que informassem os nomes dos eventos promovidos entre 1º de janeiro de 2017 e 30 de junho 2018, com o número de mulheres e homens que já participaram como palestrantes, conferencistas, debatedores e congêneres.

Além disso, o PIC previu a realização de audiência pública com o objetivo de debater a representatividade das mulheres em eventos jurídicos como palestrantes, conferencistas, debatedoras e congêneres. O evento foi realizado no dia 17 de outubro, no Plenário do CNMP, e contou com a participação da sociedade civil, de autoridades e de especialistas no assunto.

Leia mais

CDDF/CNMP realiza audiência pública sobre representatividade das mulheres em eventos jurídicos do Ministério Público

Cidadão pode ajudar CNMP em debate sobre representatividade das mulheres em eventos jurídicos

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp