Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão do Meio Ambiente do CNMP lança publicação com artigos sobre desastres socioambientais e mudanças climáticas - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 6/2/24, às 14h12.

banner noticia desastres socioambientais e mudanças climáticasO presidente da Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conselheiro Rodrigo Badaró, lançou a publicação digital “Desastres socioambientais mudanças climáticas: aspectos doutrinários”. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, durante a 1ª Sessão Ordinária de 2024.

A obra possui 770 páginas e reúne artigos escritos por membros do Ministério Público e por colaboradores externos, que submeteram os trabalhos às diretrizes de edital publicado no ano passado. As contribuições tratam de temas como a prevenção de desastres em ocupações em áreas de risco, a aplicação de normas relacionadas às zonas de autossalvamento das barragens de mineração, os desastres e o acesso à Justiça, a gestão de riscos ao patrimônio cultural, a possibilidade de atuação do Ministério Público em matéria de adaptação climática, entre outros assuntos. Os trabalhos são divididos em três eixos: fundamentos constitucionais e legais, atuação do Ministério Público e estudos de casos, como Samarco, Pinheiro e Brumadinho.

A publicação foi produzida pelo Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais, com apoio da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), vinculado ao órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). O GT foi instalado em março de 2023 por iniciativa conjunta da CMA e da Comissão de Defesa Direitos Fundamentais (CDFF), presididas pelos então conselheiros Rinaldo Reis e Otavio Luiz Rodrigues Jr. 

Durante o lançamento da obra, o conselheiro Rodrigo Badaró destacou que, “nos últimos anos, os desastres socioambientais e as mudanças climáticas têm ocupado o centro das preocupações globais. Diante desse cenário desafiador, a atuação do Ministério Público se destaca como ponto crucial na busca por respostas e soluções. Este livro que lançamos hoje reúne uma coletânea de ensaios, opiniões e doutrina que delineiam não apenas os contornos complexos dessas crises, mas também oferecem um arcabouço jurídico e reflexivo para orientar a atuação do MP diante desses desafios. Dada a urgência e a gravidade dos desastres socioambientais, a atuação proativa e eficaz das instituições públicas, em particular do Ministério Público, é essencial”.

Na introdução da obra, o conselheiro Rodrigo Badaró destaca que, “diante da urgência e da gravidade dos desastres socioambientais, aliados às mudanças climáticas aceleradas, a atuação proativa e eficaz das instituições públicas, em particular do Ministério Público, é essencial. Este livro foi concebido para servir como guia aos membros do Ministério Público, oferecendo orientações e estratégias cruciais para lidar com os desafios impostos pelos desastres, desde a prevenção e mitigação até a resposta e a recuperação diante desses eventos impactantes e cada vez mais frequentes”. 

Na apresentação, o coordenador da publicação e promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, Leonardo Maia, afirmou que o objetivo da obra “é contribuir para a produção de conhecimento e o debate jurídico e social sobre os desafios postos por esse cenário adverso e complexo, bem como propor soluções possíveis para a prevenção e mitigação de situações de risco, que, a todo momento, expõem a vulnerabilidade das nossas comunidades, ameaçando a segurança e a vida de pessoas e animais, comprometendo a preservação dos ecossistemas e destruindo o patrimônio público e privado, com potencial para impactar drasticamente a economia, a segurança e a Justiça”. 

O livro é prefaciado pelo desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e integrante do GT sobre Mudanças Climáticas e Desastres do CNMP, Ingo Wolfgang. Ele encerra o prefácio “almejando que a presente obra receba a merecida acolhida tanto pela comunidade acadêmica quanto por todos aqueles que – e não apenas na esfera jurídica – têm por missão a defesa de um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado, e de um clima íntegro, seguro e estável”. 

Veja aqui a publicação 

Acesse aqui a Portaria CNMP nº 98/2023 (e atualizações), que instituiu o Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais

Matéria relacionada 

Aberta chamada para submissão de artigos sobre desastres socioambientais e mudanças climáticas 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp