Projeto Integra MPRN - Implantação dos Serviços Google G Suíte no Ministério Público do Rio Grande d

Tecnologia da Informação, telecomunicações e Informática

Descrição:

O projeto buscou substituir serviços de e-mail, armazenamento de dados, videoconferência, sistema mensageiro e agenda por soluções mais modernas, objetivando a melhoria dos serviços disponibilizados e a redução de custos. Entre 2018 e 2020 foram realizados estudos das soluções de nuvem e licitação da solução. Em 2020 ocorreu o processo de contratação, concomitantemente ao início da pandemia, o que forçou a mudança em toda a estratégia de implantação, pois, como medida de saúde, todos os usuários do MPRN foram colocados em teletrabalho. Dessa forma, a comunicação da implantação foi realizada por e-mails de comunicação das ações, notícias, disparo de mensagens por whatsapp e telefone. Em 2020 ocorreram migrações dos serviços para a suíte do Google, lives tira-dúvidas, além de portal com tutoriais orientando os usuários de cada passo da migração, com posterior pesquisa de satisfação dos novos serviços. Em 2021 os serviços continuam em uso e avaliados com média de 95% de satisfação do usuário.

Unidade:
MP/RN
Descrição:

O projeto buscou substituir serviços de e-mail, armazenamento de dados, videoconferência, sistema mensageiro e agenda por soluções mais modernas, objetivando a melhoria dos serviços disponibilizados e a redução de custos. Entre 2018 e 2020 foram realizados estudos das soluções de nuvem e licitação da solução. Em 2020 ocorreu o processo de contratação, concomitantemente ao início da pandemia, o que forçou a mudança em toda a estratégia de implantação, pois, como medida de saúde, todos os usuários do MPRN foram colocados em teletrabalho. Dessa forma, a comunicação da implantação foi realizada por e-mails de comunicação das ações, notícias, disparo de mensagens por whatsapp e telefone. Em 2020 ocorreram migrações dos serviços para a suíte do Google, lives tira-dúvidas, além de portal com tutoriais orientando os usuários de cada passo da migração, com posterior pesquisa de satisfação dos novos serviços. Em 2021 os serviços continuam em uso e avaliados com média de 95% de satisfação do usuário.

Resultados pretendidos:

Resultados alcançados:

Substituição de serviços por mais modernos, integrados, inovadores, além da introdução de novos; Economia estimada em um milhão de reais ao longo do contrato, comparativamente falando, em relação ao licenciamento dos serviços e utilização de grupos de colaboração para contas de e-mail de unidades. Avaliação dos serviços superiores a 90% em pesquisa de satisfação, sendo e-mail 97,6%, Hangouts em 96% e Meet em 93,8% Conclusão da pesquisa de satisfação, com resultados 8 ou mais (escala 1 a 10) superiores a 89% (média) para as questões “Nível de satisfação com: a comunicação da DTI em relação ao processo de migração (95%); os vídeos do portal de vídeo tutoriais (89,5%); o novo serviço em relação ao antigo (91,8%) Publicação do portal de vídeo tutoriais, inicialmente com 3 vídeos introdutórios, sendo desenvolvidos ao longo do processo mais 50 vídeos para orientação dos usuários; Migração do e-mail institucional com 1.5TB de dados migrados; 1503 contas de usuário e unidades migradas; 45 milhões de mensagens; Migração das pastas compartilhadas de usuário com 30TB de dados migrados e 450 pastas de unidade e 1000 pastas pessoais de usuários; Migração de 19 máquinas virtuais como backup para o drive do Google, sendo possível desalocar no datacenter 80 vcpus (processadores virtuais), 177 GB de memória RAM e 28TB de espaço no storage. Adesão à ata de registro de preço que gerou a contratação por 4 órgãos públicos (TJAM, Prefeitura de Horizontina, MPPB e TJAC) Armazenamento de aproximadamente 83TB de dados de usuários, com garantia de backup, versionamento e antivírus da Google Utilização de mais de 23000 salas de reunião virtuais em 2021, poupando tempo e erário na execução de atividades como treinamentos, reuniões e oitivas

Responsável:
Márcio André Rocha Carneiro
Telefone:
(84) 99678-1979

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