MP Eficiente: otimizando as despesas públicas

Licitações e Contratos

Descrição:

O projeto busca construir novos modelos de contratação visando a redução de despesas por meio da revisão dos contratos relacionados à área administrativa trazendo maior eficiência para a instituição e melhor prestação de serviço para os integrantes e sociedade. Após a revisão dos contratos vigentes na Instituição, será realizada pesquisa em outros órgãos e no mercado buscando melhores alternativas de contratação e efetivadas as devidas adequações à realidade do MPRN e, ao final, serão adotadas providências para a implantação dos melhores modelos encontrados, com o intuito de dinamizar as contratações e tanto quanto possível reduzir custos. Os serviços com implantação exitosa e redução de custos foram: telefonia móvel; serviços de manutenção por demanda com fornecimento de material; Almoxarifado Virtual; serviço de terceirização com mão de obra residente com fornecimento de material sob demanda; adequação dos contratos de mão de obra residente; locação de veículo sob demanda (diárias).

Unidade:
MP/RN
Descrição:

O projeto busca construir novos modelos de contratação visando a redução de despesas por meio da revisão dos contratos relacionados à área administrativa trazendo maior eficiência para a instituição e melhor prestação de serviço para os integrantes e sociedade. Após a revisão dos contratos vigentes na Instituição, será realizada pesquisa em outros órgãos e no mercado buscando melhores alternativas de contratação e efetivadas as devidas adequações à realidade do MPRN e, ao final, serão adotadas providências para a implantação dos melhores modelos encontrados, com o intuito de dinamizar as contratações e tanto quanto possível reduzir custos. Os serviços com implantação exitosa e redução de custos foram: telefonia móvel; serviços de manutenção por demanda com fornecimento de material; Almoxarifado Virtual; serviço de terceirização com mão de obra residente com fornecimento de material sob demanda; adequação dos contratos de mão de obra residente; locação de veículo sob demanda (diárias).

Resultados pretendidos:

Resultados alcançados:

Redução de procedimento licitatório de 20% na aquisição, além de 65% (116) procedimentos de execução na área de manutenção predial e aquisição de materiais de limpeza, expediente etc, como a utilização de contratação com o fornecimento de material para manutenção de imóvel. Redução de Despesa com mão de obra terceirizadas residente de 5%, gerando uma economia anual de aproximadamente R$ 510.369,87, com a implantação de cláusula contratual para redução de até 80% da prestação do serviços no período de recesso da instituição 19/12 a 06/01. Redução de custos nos contratos de economia anual de aproximadamente R$ 1.907.511,73. Redução de Despesa com telefonia em 45%, gerando uma economia anual próxima de R$ 145.869,96, com substituição de linhas fixas por serviços de telefonia móvel, além da melhoria da qualidade de comunicação da instituição por meio principalmente do atendimento por whatsapp. Redução de Despesa com despesa de transporte em 18%, gerando uma economia anual de aproximadamente R$ 411.613,32, com a introdução de entrega de documentos (intimações, notificações etc) por whatsapp, e-mail e outros meios eletrônicos. Redução de Despesa com consumo de água mineral em 47%, gerando uma economia anual próxima de R$ 28.161,12, com a substituição do consumo de água mineral por água filtrada, além da redução de impacto ambiental e custos indiretos relacionados ao espaço de armazenamento dos garrafões. Redução de Despesa no Setor de logística e distribuição de materiais de 25%, gerando uma economia anual de aproximadamente R$ 289.910,31, com a implantação do almoxarifado virtual. Redução de Despesa com segurança armada de 17%, gerando uma economia anual próxima de R$ 106.340,95, com utilização de segurança eletrônica e policiais militares com pagamento de diárias operacionais. Redução de despesa com terceirização de mão de obra de limpeza de 15%, gerando uma economia anual próxima de R$ 415.246,20, com a implantação do novo modelo de contratação, por meio do contrato 40/2020 - PGJ. Redução da quantidade de 03 Servidores e 03 estagiários na Diretoria Administrativa, diante da otimização nas aquisições da instituição.

Responsável:
Alexandro Câmara da Costa
Telefone:
(84) 99972-3405

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