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Para potencializar os resultados de programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, é imprescindível a multiplicação e a ampliação do conhecimento adquirido. Como alternativas, há as mudanças de rotinas, criação de manuais e de checklists para implementar conhecimento novo adquirido. Outra possibilidade é requerer que o servidor realize apresentações ou exposições do conteúdo estudado.

A realização de cursos ministrados por servidores ou membros serve como multiplicador de conhecimentos teóricos (cursos, treinamentos e pós-graduações) e práticos (tempo de experiência em alguma área).

Na esfera federal, o Decreto nº 5.707/2006 exige dos órgãos públicos:

art. 3º, IV - incentivar e apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pelas próprias instituições, mediante o aproveitamento de habilidades e conhecimentos de servidores de seu próprio quadro de pessoal.

O órgão pode incentivar a realização de treinamentos e cursos ministrados por servidores/membros com concessão de horários de compensação, folgas ou pagamento de remuneração pelo serviço. Na administração federal, esta situação está prevista na Lei nº 8.112/1990:

Art. 76-A. A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

I - atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal.

(…) §1º, III: o valor máximo da hora trabalhada corresponderá aos seguintes percentuais, incidentes sobre o maior vencimento básico da administração pública federal

a) 2,2% (dois inteiros e dois décimos por cento), em se tratando de atividades previstas nos incisos I e II do caput deste artigo.

CONHEÇA MAIS

Corregedoria Nacional do CNMP: Em prol da economicidade, celeridade e valorização dos servidores e membros do MP, a Corregedoria Nacional recomenda a realização de cursos internos ministrados por servidores e membros, especializados ou capacitados nas diversas áreas funcionais e teóricas correlatas. (Fonte: Relatório de Inspeção MPF/RJ)

Artigo: FORMAÇÃO DE INSTRUTORES INTERNOS COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE E CONTINUIDADE DOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO SERVIÇO PÚBLICO. Resumo: A oferta permanente de programas de capacitação no serviço público enfrenta uma série de problemas tais como a morosidade dos processos de contratação, a especificidade dos conteúdos requeridos nos processos de formação, muitos dos quais são produzidos pelo próprio Estado, e o alto custo da consultoria externa mediante a escassez dos recursos. Nesse contexto a instrutoria interna se revelou uma prática extremamente exitosa, proporcionando economias de até 90% em relação aos valores cobrados pela iniciativa privada, e um aumento de 482% na oferta de oportunidades de treinamento. (Fonte: VI Congresso CONSAD de Gestão Pública – 2013)