Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Publicação Digital - Conselho Nacional do Ministério Público

Comissão de Controle Administrativo e Financeiro


Em atenção ao objetivo de fomentar e apoiar as estratégias de aperfeiçoamento de controle interno, governança e gestão administrativo-financeira, a CCAF propôs-se a realizar encontros institucionais com os Ministérios Públicos estaduais, com o desiderato de fomentar o intercâmbio de melhores práticas de governança e de gestão nas unidades ministeriais.

Considerando a magnitude do Ministério Público brasileiro, que conta com 30 unidades ministeriais distintas, a identificação e replicação das melhores práticas institucionais são de fundamental importância para o incremento da eficiência organizacional, notadamente quanto ao aperfeiçoamento de produtos e processos comuns, com consequente redução de custos e tempo investidos pelas diferentes unidades e ramos na persecução dos mesmos objetivos. 

Assim, como consectário das visitas institucionais realizadas, o Conselho Nacional do Ministério Público, por intermédio da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro – CCAF e da Comissão de Enfrentamento da Corrupção - CEC, lançou, no dia 11 de novembro de 2020, a publicação “O CNMP e as boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança dos Ministérios Públicos”.

Em formato exclusivamente digital, a publicação tem o condão de compartilhar projetos de atuação institucional inovadores e ainda desconhecidos em boa parte do país, com a especial intenção de que sejam replicados, resguardadas as especificidades e particularidades locais e a autonomia institucional.

Registra-se que o trabalho de conhecimento das iniciativas de excelência dos Ministérios Públicos precisou ser momentaneamente suspenso em razão da adoção das medidas de contenção relacionadas à pandemia da Covid-19. A retomada deu-se no mês de agosto de 2020 e, por essa razão, a 1ª edição da publicação contempla as boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança dos Ministérios Públicos dos Estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Santa Catarina, além do Ministério Público Militar. As demais unidades e ramos do Ministério Público serão contemplados a partir da  2ª edição desta publicação, prevista para 2021.

Acesse a íntegra da publicação “O CNMP e as boas práticas de combate à corrupção e de gestão e governança dos Ministérios Públicos”.