Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CPTI - Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação - Conselho Nacional do Ministério Público

CPE


2021

Imagem CPTI 1 

Como desdobramento da Ação Nacional Estruturante “Governar a Tecnologia para Sobreviver à Pandemia”, foi realizado diagnóstico sobre a situação da implementação da Resolução CNMP nº 171 de 2017 nas unidades e ramos do MP. Os resultados do diagnóstico foram apresentados durante 1º Encontro Virtual do CPTI, onde, após debates entre os participantes, foram arroladas várias propostas, inclusive a de prorrogação do prazo inicialmente previsto para implementação, que deu origem à Resolução CNMP nº    de 2021 que alterou esse prazo. Abaixo, o resultado do diagnóstico com a posição de unidade:

 Imagem ppt.png

Diagnóstico PNTI.pptx

Imagem PDF

Relatório do Encontro CPTI.pdf

 

2020

Agosto

Imagem CPTI 2 

 Ação Nacional Estruturante – realizada no formato de “live webinar no dia 21 de agosto de 2020, tendo como tema “Governar a Tecnologia para Sobreviver à Pandemia”: Como desdobramento, foi acordado a realização de um diagnóstico para monitorar o nível de aderência das unidade e ramos à Resolução 171+2017, que regulou a Política Nacional de Tecnologia da Informação (PNTI), Clique aqui para assistir à gravação da iniciativa.

 

Junho

 Imagem CPTI 3

FNG Café - Em 2020, por conta das restrições sanitárias motivas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), a 1ª Reunião Ordinária 2020 do FNG aconteceu no formato de palestras virtuais, patrocinadas pelos comitês temáticos do Fórum. Essa série de encontros virtuais, realizados semanalmente, recebeu no nome de “FNG Café”. Nesse 10º episódio, patrocinado pelo CPTI e transmitido no dia 18 de junho de 2020, o secretário de tecnologia da informação do CNMP, Paulo Célio Júnior, e o secretário de tecnologia da informação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Luiz Becker, discutem soluções de tecnologia da informação durante a pandemia de Covid-19. Clique aqui para assistir ao vídeo.

 

2019

Junho

 Imagem CPTI 4

Programa de Capacitação em Governança e Gestão de TI - “Fundamentos da ITIL 2011 – Information Tecnology Infraestructure Library – Com o objetivo de instrumentalizar servidores da área de tecnologia da informação (TI) com os conceitos básicos da ITIL v3, para entenderem quais os processos e funções que compõem a ITIL, podendo mapear e modelar esses processos e seus respectivos indicadores. Aconteceu em Brasília, entre 11 e 14 de junho, na Escola Nacional de Administração de Pública (ENAP).

 

Setembro

 Imagem CPTI 5

VI Mostra de Tecnologia do Ministério Público - “SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO” – Com o objetivo é apresentar softwares e soluções, difundir boas práticas e facilitar a integração das unidades dos Ministérios Públicos, a partir do intercâmbio de projetos bem-sucedidos, a VI Mostra, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, na sede do MP, em Curitiba/PR, foi uma iniciativa do Comitê de Políticas de Gestão de Tecnologia da Informação (CPTI) e do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica (CPGE).

Ao todo foram apresentadas 44 soluções de 22 unidades ministeriais de alto impacto nos resultados nas atividades desenvolvidas pelo MP na área estruturante (meio) e finalística.

Confira abaixo a programação e descrição das soluções:

 Imagem PDF

Programação da IV Mostra de Tecnologia

 Imagem PDF

Descrição dos Sistemas e Soluções apresentadas.

 

2018

 Imagem CPTI 6

Programa de Capacitação em Governança e Gestão de TI - COBIT5 Foundation– com o intuito de auxiliar as unidades do MP no cumprimento da Política Nacional de TI (PNTI) do Ministério Público (Resolução CNMP nº171/2017), a capacitação, em sua quarta edição, objetivou desenvolver as competências mínimas necessárias, para implementar os projetos e ações previstos no PNTI e preparar os Ministérios Públicos para iniciarem as melhorias de processos de forma estruturada no contexto da Governança de TI. A capacitação, que contou com duas turmas em 20019, abrangeu 40 horas de aula, e foi direcionada a servidores da área de tecnologia.