Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Enasp/CNMP realiza seminário sobre organizações criminosas, em Minas Gerais - Conselho Nacional do Ministério Público
Enasp
Publicado em 23/5/19, às 19h02.

 

enasp 1Nesta quinta-feira, 23 de maio, teve início o seminário Criminalidade Organizada: aspectos práticos e técnicas investigativas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG), em Belo Horizonte. Realizado pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (Enasp/CNMP) em parceria com o MP/MG, o evento tem o objetivo de capacitar membros e servidores do Ministério Público quanto à atuação perante crimes cometidos por grupos organizados.

No início do evento, o conselheiro do CNMP e coordenador da Enasp, Luciano Nunes Maia, mencionou que “o Estado vem apresentando uma série de dificuldades ao enfrentar a criminalidade organizada. Posso falar do meu Estado, Ceará, que tem, há tempos, convivido com a presença forte do PCC. (...) Tenho certeza que este evento lançará reflexões às problemáticas enfrentadas diariamente pelos promotores de Justiça no combate ao crime organizado”.

enasp 2Por sua vez, o conselheiro do CNMP Sebastião Caixeta ressaltou a importância de reuniões transversais como a do seminário, a fim de apresentar outras perspectivas e caminhos distintos para fazer frente ao crime organizado.

O painel deste primeiro dia foi apresentado pelo pesquisador Bruno Manso, que é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente integra o Núcleo de Estudos de Violência da USP. Ele tratou do tema ascensão do PCC e mundo do crime no Brasil atual.

Integraram a mesa de abertura, além de Luciano Nunes Maia e Sebastião Caixeta, o procurador-geral de Justiça do MP/MG, Antonio Tonet; a coordenadora do GAECO do MP/MG, Cássia Serra; o subcorregedor-geral do MP/MG, Marco de Almeida, representando o corregedor-geral do MP/MG, Paulo Moreira; o desembargador do TJ/MG Sálvio Chaves; e o promotor de justiça Edson Baêta.

Nesta sexta-feira, dia 24, o evento terá continuidade com mais quatro painéis.

Fotos: MP/MG.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp