Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Sinalid: podcast Conexão MP fala sobre o trabalho do Ministério Público de localizar pessoas desaparecidas - Conselho Nacional do Ministério Público

Conexão MP
Publicado em 1/10/20, às 14h49.

 

WhatsApp Image 2020 09 29 at 17.59.49

Ajudar famílias a reencontrarem seus entes desaparecidos. Esse é o propósito do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), tema da nova edição do Conexão MP. Mais do que um sistema de tecnologia, o Sinalid é um programa criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para fomentar a articulação de vários órgãos e agentes públicos em torno de uma política nacional de descoberta de paradeiros.

Gerido pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP) e integrado por milhares de usuários do Ministério Público, da segurança pública, da assistência social, da saúde e de organizações não governamentais, o Sinalid já tinha atuado, até junho de 2020, com êxito em 10.082 casos de desaparecimento. Isso quer dizer que houve a localização efetiva da pessoa declarada desaparecida ou a constatação de sua localização pelos familiares, após o registro do seu desaparecimento no sistema.

O programa traz as participações do presidente da CDDF/CNMP, conselheiro Luciano Nunes Maia, e da promotora de Justiça do MP/RJ Eliane Pereira, que é uma das responsáveis pelo programa local de localização de desaparecidos no Rio de Janeiro. Nesta edição, você ouve também a história de uma cidadã que, com a ajuda do Ministério Público de Goiás, reencontrou a mãe após 25 anos sem vê-la.

Programa - O Conexão MP é uma produção da Secretaria de Comunicação Social do Ministério Público Federal em parceria com a Secretaria de Comunicação Social do CNMP.

Em formato de podcast, dinâmico e moderno, o programa foi idealizado com o intuito de promover o diálogo e a integração do Ministério Público brasileiro, a partir da abordagem de diferentes temas relacionados à atuação do órgão.

O programa está disponível no Spotify e na página do Conexão MP. Acesse!


Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial