Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ciclo de Diálogos: Ouvidoria Nacional do Ministério Público lança projeto de combate à violência contra a mulher - Conselho Nacional do Ministério Público

Ouvidoria Nacional
Publicado em 21/10/21, às 13h21.

ciclo dialogosA Ouvidoria Nacional do Ministério Público, que integra o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), lançam o projeto Ciclo de Diálogos, com o objetivo de fomentar o enfrentamento da violência contra a mulher, além de fortalecer a Ouvidoria das Mulheres e o “Ligue 180”. 

Com transmissão pelo canal do CNMP no YouTube, o programa de estreia traz a membra auxiliar da Ouvidoria Nacional do Ministério Público e responsável pela Ouvidoria das Mulheres, Gabriela Manssur, e a coordenadora-geral do “Ligue 180” da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Vanessa Vilela Berbel, em uma conversa sobre a “Evolução do Direito das Mulheres” com a convidada Mariana Bazzo, que é promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR).   

Ao unir as Ouvidorias do MP e do MDH, o Ciclo de Diálogos pretende capacitar e sensibilizar as colaboradoras do 180 e a sociedade sobre a importância do acolhimento diante das denúncias de violência contra a mulher e da situação de fragilidade das vítimas. O ciclo de debates também é uma homenagem aos 15 anos da Lei Maria da Penha, celebrado em 7 de agosto. Segundo o Ouvidor Nacional do Ministério Público, o Conselheiro Oswaldo D’Albuquerque: “a iniciativa demonstra a preocupação da Ouvidoria Nacional do Ministério Público com mais uma ação visando o aperfeiçoamento do atendimento das mulheres vítimas de violência, com a produção de conteúdo de extrema qualidade e de livre acesso ao público em geral e a colaboradores que atuam nas Ouvidorias do Ministério Público brasileiro e nos órgãos e instituições parceiras”.  

Ouvidoria das Mulheres   

A Ouvidoria das Mulheres foi instituída em 21 de maio de 2020, por meio da Portaria CNMP-PRESI nº 77/2020. Trata-se de uma iniciativa pioneira do CNMP que faz parte do sistema de redes de ouvidorias, inclusive com um canal específico no sistema Ouvidoria Cidadã. Implementado pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público no dia 3 de maio deste ano, conta com sistema informatizado para o recebimento de representações, reclamações, sugestões, críticas, elogios e pedidos de informação a respeito dos serviços prestados pelo Conselho Nacional do Ministério Público e pelo Ministério Público.  

Canais de atendimento  

A Ouvidoria das Mulheres recebe demandas relacionadas à violência contra a mulher por meio dos seguintes canais exclusivos de atendimento: o telefone/WhatsApp (61) 3315-9476, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o formulário eletrônico e o sistema da Ouvidoria Cidadã. 

Veja aqui os vídeos já disponíveis


Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp