Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Inscrições abertas para eventos do CNMP que abordarão formas de autocomposição no Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público

Autocomposição
Publicado em 10/6/22, às 14h00.

banner vi seminarioEstão abertas até o dia 28 de junho as inscrições para o VI Seminário Nacional de Incentivo à Autocomposição no Ministério Público, que será realizado em 29 de junho, de forma híbrida, das 9h às 18h, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, e por meio do canal da instituição no YouTube.  

O seminário, promovido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), é destinado a membros e servidores do Ministério Público e ao público em geral. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Inscrições do CNMP. Será fornecido certificado de participação.  

Os membros e servidores indicados pelos Ministérios Públicos para participarem do 2º encontro da Rede Autocompositiva, que será realizado no dia seguinte, 30 de junho, poderão participar do seminário presencialmente ou a distância.  

O evento será composto por palestras e apresentações que abordarão temas relacionados à atuação resolutiva do Ministério Público na autocomposição, como a negociação, a mediação, a conciliação, o processo restaurativo e as convenções processuais.Confira a programação aqui.

2ª Reunião do projeto Rede Autocompositiva

projeto redeAs inscrições para a 2ª reunião do projeto Rede Autocompositiva estão abertas até o dia 29 de junho. O evento será realizado em 30 de junho, das 8h30 às 18h, na sede do Conselho. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Inscrições do CNMP. Haverá certificado de participação. 

A primeira parte do encontro ocorrerá das 8h30 às 10h30, com transmissão pelo canal do CNMP no YouTube. É dirigida a membros e servidores do Ministério Público e ao público em geral.  

Na ocasião, serão feitas apresentações do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Trabalho.  

Na sequência, começará a segunda parte da reunião, que será presencial, no Plenário do CNMP, e restrita a membros e servidores indicados pelos Ministérios Públicos para representarem os respectivos Núcleos Permanentes de Incentivo à Autocomposição no MP. 

Na oportunidade, serão realizadas rodadas de diálogos entre os representantes sobre a estruturação dos núcleos, troca de experiências e construção de estratégias para o fomento da atuação resolutiva autocompositiva do MP.  

Projeto 
O projeto Rede Autocompositiva consiste na realização de encontros bimestrais dos integrantes dos Núcleos Permanentes de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público. 

O objetivo da reunião é promover a troca de experiências sobre a estruturação e os trabalhos realizados entre os núcleos, incentivando boas práticas. Além disso, servirá como facilitador do processo de interlocução e integração e de rede de apoio para a implementação de novos núcleos.   

Em 6 de abril deste ano, a UNCMP realizou o 1º encontro do projeto Rede Autocompositiva. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da UNCMP, conselheiro Antônio Edílio Magalhães. Na oportunidade, foram apresentadas iniciativas dos núcleos de incentivo à autocomposição do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul (MP/RS), conhecido como “Mediar”, e do Ministério Público Estadual do Paraná (MP/PR), denominado “Nupia”.   

A segunda parte do evento, por meio da plataforma Teams, foi dedicada a discussões internas e restrita aos membros e servidores inscritos e contou com 143 participantes e um representante do Núcleo de Autocomposição de cada Ministério Público. 

Autocomposição no Ministério Público 
O seminário e a reunião da Rede Autocompositiva tratarão sobre ideias que possam fortalecer e incentivar as ações de capacitação e aplicação dos métodos autocompositivos, tendo como foco a resolutividade da atuação do Ministério Público.

Em 2014, o CNMP instituiu, por meio da Resolução nº 118, a Política Nacional de Incentivo à Autocomposição no âmbito do Ministério Público. Entre outras questões, a norma disciplinou que a instituição deve implementar e adotar mecanismos de autocomposição, como a negociação, a mediação, a conciliação, o processo restaurativo e as convenções processuais. 

Nesse sentido, o artigo 7º, inciso VII, da resolução estabelece que compete às unidades e ramos do Ministério Público a criação de Núcleos Permanentes de Incentivo à Autocomposição, compostos por membros, cuja coordenação será atribuída, preferencialmente, aos profissionais atuantes na área. Entre as atribuições previstas para esses núcleos na referida resolução está a atuação na interlocução com outros Ministérios Públicos e parceiros.  

Serviço
   
VI Seminário Nacional de Incentivo à Autocomposição no Ministério Público
Data: 29 de junho.
Horário: 9h às 18h.
Local: sede do CNMP, em Brasília.
Transmissão: canal do CNMP no YouTube.
Inscrições: 10 a 28 de junho, pelo Sistema de Inscrições do CNMP
Públicos-alvo:  membros e servidores do Ministério Público e público em geral.

Confira a programação.

2ª Reunião da Rede Autocompositiva
Data: 30 de junho.
Horário: 8h30 às 18h.
Local: sede do CNMP, em Brasília.
Transmissão: canal do CNMP no YouTube (primeira parte - Apresentação dos núcleos permanentes).
Segunda parte - Atividades restritas a membros e servidores indicados pelos respectivos Ministérios Públicos).
Inscrições: primeira parte. 10 a 29 de junho, pelo Sistema de Inscrições do CNMP
Públicos-alvo: primeira parte - Membros e servidores do Ministério Público e público em geral. Segunda parte – Membros e servidores indicados pelos respectivos Ministérios Públicos. 

Informações adicionais sobre os dois eventos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

Matérias relacionadas
CNMP realiza 1º encontro do projeto Rede Autocompositiva    

Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público promove 1º encontro do projeto Rede Autocompositiva  


Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp