Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselho Nacional do Ministério Público e Flamengo fazem mais uma ação para ajudar na busca por crianças desaparecidas - Conselho Nacional do Ministério Público

Sinalid
Publicado em 10/11/22, às 09h00.

Banner notícia desaparecimento de crianças maracanã“Preste atenção nas imagens a seguir! São algumas das 22 mil crianças declaradas desaparecidas no Brasil. Você tem informações sobre algumas delas? Entre em contato com o Sinalid ou procure o Ministério Público do seu estado. A busca pode terminar aqui. O Sinalid é uma rede de órgãos públicos apoiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público para encontrar pessoas.”

A mensagem acima faz parte do vídeo que será exibido nos telões do estádio do Maracanã, no sábado, 12 de novembro, às 16 horas, no jogo entre Flamengo e Avaí, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.  

Na ocasião, serão exibidas imagens de quatro crianças desaparecidas que integram os casos registrados pelo Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecido (Sinalid): Alexandre Ramos Ferreira, Maria Clara Gomes da Silva, Polyanna Ketlyn da Silva Ribeiro e Saphira Ferreira Lima.  

A iniciativa é resultado de parceria entre o CNMP, no âmbito da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), e o Flamengo. Esta será a terceira ação entre ambos para colaborar com a identificação de desaparecidos no Brasil. Nos jogos do time contra o Atlético Mineiro, em 15 de outubro, e contra o Santos, no dia 25, também no Maracanã, foram divulgadas informações sobre o tema. 

Desaparecidos no Brasil 
O comitê gestor do Sinalid está instituído na CDDF, presidida pelo conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr. 

O Sinalid está consolidado como o maior instrumento público de enfrentamento do desaparecimento de pessoas e situações correlatas no país.  

Para exemplificar o uso do sistema, o Sinalid já colaborou com a localização de pessoas em três das maiores tragédias humanas nacionais: enchentes da região serrana do Rio de Janeiro; rompimento da barragem de rejeitos do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais; e a pandemia de Covid-19. 

Na página do Sinalid, no portal do CNMP, os cidadãos encontram notícias e atos normativos relacionados ao sistema e podem ver quais estados já implementaram os programas de localização de pessoas desaparecidas. Também é possível ter acesso a um painel interativo que compila estatísticas de caráter geral disponibilizadas por unidade do Ministério Público Estadual. 

Matérias relacionadas 
Conselho Nacional do Ministério Público e Flamengo se unem para ajudar na busca por crianças desaparecidas no Brasil 

CNMP e Flamengo se unem para combater o desaparecimento de crianças no Brasil  

CNMP e MP/RJ prorrogam, por cinco anos, vigência do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos 


Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp